ROLLS-ROYCE CULLINAN BY KLASSEN: UM LUXUOSO TANQUE BLINDADO

O fato de mesmo marcas com a elegância e o luxo da Rolls-Royce terem decido lançar seu próprio SUV diz muito sobre o impacto que este tipo de veículo teve na indústria automotiva e no público. Com o Rolls-Royce Cullinan a marca britânica demonstrou até que ponto se pode levar o luxo nesse tipo de modelos, e se por algum acaso os VIPs que viajam em seu interior não só necessitarem de luxos, mas também de proteção, empresas especializadas em blindagem como a alemã Klassen podem atender essa demanda.
Na verdade, essa empresa fez uma aposta ainda mais ambiciosa, que incluía converter o Cullinan em uma limousine SUV blindada (aqui), mas agora estamos diante de outro exemplar criado pela empresa e que está buscando um novo dono.
Falamos de um Cullinan capaz de oferecer uma proteção balística de 360 graus que inclui vidros antibalas de várias camadas, dobradiças das portas reforçadas, rodas run flat e freios mais robustos, além de uma suspensão modificada para lidar com o peso extra desta versão. Inclusive a eletrônica e bateria do veículo estão protegidos contra possíveis danos. Para destacar a condição especial e protetora do modelo, a este Cullinan tampouco faltam luzes de emergência e sirene, um sistema de extinção de incêndios e um intercomunicador, entre outros elementos.
Apesar deste grande compromisso com a segurança, o Cullinan by Klassen não perdeu nenhum pingo do luxo que caracteriza os modelos da Rolls-Royce. Assim, podemos encontrar um estofamento da mais alta qualidade nos quatro bancos, os traseiros com todas as comodidades imagináveis e ajustes eletrônicos, incluindo duas telas para gerenciar o sistema de infotainment, mesas rebatíveis, conectividade móvel de última geração, navegação, televisão, função de wifi hotspot, entradas USB e, é claro, um teto com iluminação estrelada como um bom Rolls-Royce.
Para mover todo este nível de luxo - que já significa mais de 2.600 kg no modelo original - aos quais há que se somar a proteção extra, debaixo do capô continua um motor V12 de 6.75 litros biturbo capaz de oferecer 600 cv de potência e 850 Nm de torque máximo, além de um nível de refinamento difícil de superar. Por isso sua aceleração no 0 a 100 será um pouco mais lenta que os 5 segundos originais, mas continuarão sendo suficientes para escapar rapidamente se as coisas complicarem.
Atualmente este exemplar está à venda na Alemanha por um preço de 833.000 euros, cerca de 5.4 milhões de reais ao câmbio de hoje. O carro rodou apenas 10 km, de modo que se encontra literalmente novo.