ROLLS-ROYCE DAWN BLACK BADGE OVERDOSE BY SPOFEC: SACANDO O LADO MAIS AGRESSIVO DO CONVERSÍVEL DE LUXO BRITÂNICO

A agressividade não é uma das qualidades nos produtos da Rolls-Royce. A marca britânica permite um certo grau de esportividade, mas também de forma muito discreta. É o que chamam na casa britânica de ‘Black Badge’. O exclusivo Rolls-Royce Dawn Black Badge é uma das opções mais sugestivas do conversível da marca de luxo, um dos últimos modelos que acaba de sair das oficinas dos alemães da Spofec, uma divisão da Novitec.
Os especialistas da Spofec são os responsáveis pela mais recente preparação realizada utilizando o Dawn, o conversível de duas portas e teto de lona como base. Para quem não sabia, esta divisão especial é nomeada com as iniciais de ‘SPirit OF ECstasy’, o emblema que é exibido sobre a grade vertical dos modelos da marca britânica. Uma das estatuetas mais exclusivas do mundo, que não compartilham espaço nas instalações do preparador alemão com nenhuma outra marca.
O especialista em tuning desenvolveu o kit ‘Overdose’, um pacote de peças de fibra de carbono que transformam completamente a imagem do Dawn. A primeira coisa que chama a atenção é a maior largura do modelo, com um extra de 24 mm no eixo dianteiro e 30 mm no traseiro, graças aos separadores de alumínio montados em cada eixo. Um aumento que permite montar grandes rodas de liga leve fornecidas pelos americanos da Vossen, com 22 polegadas de diâmetro.
Estas se apresentam em seis acabamentos possíveis, pintadas em preto fosco ou polido, em prata ou titânio, com uma superfície transparente ou sólida, calçadas com brutais pneus medindo 265/35 R22 na parte dianteira e 295/30 R22 na traseira. Além disso, a fibra de carbono faz ressaltar claramente os para-lamas, os para-choques dianteiro e traseiro e o spoiler em forma de lábio colocado na borda da tampa do porta-malas. Os alemães revisaram o módulo da suspensão pneumática para oferecer um novo modo mais esportivo que rebaixa a altura da carroceria em relação ao solo em 40 mm em velocidades de até 140 km/h.
Um complemento obrigatório para o importante aumento no desempenho, pois o motor V12 de 6.6 litros conta com a nova unidade de controle ‘N-Tronic’. Um chip que eleva a potência máxima em 84 cv e o torque em 139 Nm até chegar aos 686 cv e 980 Nm, com os quais a velocidade máxima se eleva até os 250 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é de 4.6 segundos, um terço a menos que o modelo de série. Agora, a Spofec não forneceu o preço do seu pacote de melhorias, que não será barato, mas será preciso somar os cerca de 430.000 euros que custa o modelo britânico na Europa.