ROLLS-ROYCE PHANTOM BY SPOFEC: OPULÊNCIA EXAGERADA

O Rolls-Royce Phantom não é exatamente o primeiro carro que nos vem à mente quando pensamos em veículos de alto desempenho, mas sem dúvida não lhe falta potência, graças ao poderoso motor V12 biturbo que esconde debaixo do seu enorme capô.
Embora não tenha sido concebido como um carro com aspirações esportivas, o preparador Spofec quis dar ao luxuoso sedan britânico ainda mais potência e uma estética mais imponente, graças a uma carroceria rebaixada e novas rodas.
A nível estético, o mais chamativo deste Rolls-Royce Phantom são as enormes rodas Spofec SP3, de 24 polegadas de diâmetro e em acabamento polido, que foram desenvolvidas junto ao fabricante americano Vossen, responsável pela fabricação das mesmas através de usinagem CNC.
As pequenas aberturas das rodas não são meramente estéticas, já que permitem que chegue ar fresco ao seu interior para a refrigeração do sistema de freios. De acordo com a Spofec, estas rodas são tremendamente resistentes e estão disponíveis também para a versão de chassi longo, o Phantom EWB.
Estas rodas são calçadas com pneus medindo 295/30 R24, enquanto a suspensão pneumática de série foi modificada para rebaixar a altura da carroceria em 40 milímetros em relação ao Phantom de fábrica, embora a partir de 140 km/h a suspensão volte ao nível original.
Mas a melhoria mais importante da Spofec para o modelo britânico encontra-se debaixo do capô, já que o motor V12 biturbo de 6.75 litros recebe um módulo de controle eletrônico que modifica a injeção e a ignição do motor, elevando também a pressão de sopro dos dois turbo compressores.
O resultado é uma potência incrementada em 114 cv, para um total de 685 cv a 5.400 rpm, em relação aos 571 cv de série. Em termos de desempenho, o Phantom by Spofec agora acelera de 0 a 100 km/h em 5.0 segundos, ou 5.1 segundos no caso da versão de chassi longo, mas em ambos os casos são três décimos a menos que o modelo de série.
Por último, o preparador alemão, que faz parte do Grupo Novitec, oferece também um conjunto de modificações estéticas para o exterior deste Rolls-Royce, entre as quais se incluem alterações na parte frontal, com um novo splitter que incrementa a carga aerodinâmica, e um sutil spoiler sobre a tampa do porta-malas, por exemplo.