ROLLS-ROYCE SPECTRE: ESTE É O PRIMEIRO ELÉTRICO DE PRODUÇÃO DA MARCA BRITÂNICA

Em julho deste mesmo ano, a Rolls-Royce afirmou que seu primeiro veículo 100% elétrico de produção estava 40% pronto, e agora a marca finalmente revelou o tão esperado Rolls-Royce Spectre, um modelo que abre um novo capítulo na longa história da marca de Goodwood.
De qualquer forma, o modelo ainda não está pronto para chegar às ruas, já que as entregas a clientes deste primeiro Rolls-Royce alimentado por baterias acontecerão no quarto trimestre do próximo ano de 2023. Ainda assim, a marca já adiantou uma informação interessante sobre o seu futuro coupe de zero emissões.
Lembrando que o objetivo da empresa britânica é converter-se em um fabricante completamente elétrico para o final desta mesma década. É que a mobilidade elétrica encaixa perfeitamente com a filosofia dos veículos de autêntico luxo, onde o conforto, a suavidade de condução e o silêncio são argumentos fundamentais.
Com o Spectre, a Rolls-Royce assegura ter criado um novo segmento denominado o dos ‘coupes elétricos de ultra luxo’. De fato, este modelo de zero emissões se posicionará na linha como o sucessor espiritual do Phantom Coupe.
A nível estético, o Spectre não é precisamente uma revolução em relação ao resto dos produtos da Rolls-Royce, embora tenha introduzido algumas novidades como uma grade dianteira mais larga que, ademais, está sutilmente iluminada por 22 diodos LED.
Além disso, a marca também deu ênfase em conseguir a melhor aerodinâmica possível, sendo este Spectre o modelo com menor resistência ao ar da história da marca, com um Cx de 0.25. Até o símbolo do Spirit of Ecstasy foi otimizado para a ocasião.
Por sua parte, o habitáculo do Spectre exibe uma configuração 2 2, com portas de abertura inversa ou tipo suicida, e está carregado de tecnologia. Destaca-se, por exemplo, o sistema opcional Starlight Doors, que basicamente acrescenta milhares de pontos luminosos nas portas, ao estilo do teto ‘estrelado’ da casa.
Também são novos os bancos dianteiros, inspirados na alfaiataria britânica, e a grande superfície digital do painel, que combina a instrumentação e a tela multimídia. Pelo menos no exemplar das imagens, encontramos uma decoração baseada no branco e com detalhes na cor rosa e uma espécie de tom a meio caminho entre verde e dourado.
Desenvolvido sobre a plataforma Architecture of Luxury, o Spectre está ainda longe de tornar-se realidade, embora o fabricante já tenha anunciado uma série de cifras orientativas: até 585 cv de potência e 900 Nm de torque máximo.
Além disso, a empresa de Goodwood fala de uma autonomia estimada (EPA) de 418 quilômetros e um desempenho bastante interessante, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em torno de 4.5 segundos.
Em todo caso, o modelo não se centrará na performance nem tampouco na eficiência, mas em oferecer o máximo luxo a seus ocupantes, e para isso recorrerá, por exemplo, a uma suspensão capaz de desacoplar as barras estabilizadoras para que cada roda atue de maneira independente, conseguindo uma condução ainda mais suave.