ROLLS-ROYCE SPECTRE: O LUXUOSO ELÉTRICO SE ATREVE NO GELO E NA NEVE

Antes mesmo da fundação da empresa, em 1900, Charles Rolls, um dos fundadores da Rolls-Royce, ficou encantado com um automóvel elétrico chamado Columbia, que lhe fascinou pelo funcionamento limpo e silencioso. No entanto, ele mesmo era consciente dos problemas e limitações que tinham estes tipos de veículos naquela época e que segundo ele, impediam que os modelos fossem competitivos, pelo menos durante muitos anos.
Tiveram que passar 123 anos para que a empresa de automóveis fundada por Rolls tornasse esse sonho uma realidade, já que finalmente a Rolls-Royce está pronta para oferecer seu primeiro veículo elétrico de produção. Seu nome é Spectre, um modelo que parece já estar em uma fase suficientemente avançada para mostrá-lo ainda camuflado nesta série de fotos e vídeo, embora ainda reste algum tempo para o seu lançamento.
Agora a própria Rolls-Royce é quem mostra os novos avanços deste modelo que marcará um antes e um depois na marca britânica. Este carro elétrico acaba de finalizar um intenso programa de testes pelo Círculo Polar Ártico para testar o funcionamento de todos os seus sistemas.
Com temperaturas abaixo de zero de -26 e inclusive -40 graus centígrados nas instalações do BMW Group, localizadas em Arjeplog, Suécia, este Spectre realizou 55 km de testes que tiveram como objetivo garantir o bom funcionamento de todos os sistemas inclusive nos ambientes mais frios e, é claro, ir refinando a fórmula, realizando testes de ruídos, vibração e dureza, assim como a correta densidade dos materiais de fixação e isolantes, sem esquecer de comprovar os sistemas de ventilação, climatização e refrigeração da mecânica. Tudo isso é suscetível de mostrar problemas em temperaturas muito extremas, de modo que é essencial comprovar que tudo se mantenha em boas condições.
A outra parte essencial nestes testes é comprovar a resposta ao nível do chassi do modelo na hora de conduzi-lo por superfícies tão complicadas como a neve e o gelo. Além disso, costuma ser uma superfície perfeita para simular cenários a nível dinâmico que normalmente ocorreriam somente em altas velocidades. Tudo isso é gravado e analisado em câmera lenta para comprovar a resposta no nível de condução do modelo.
“Criamos um programa de testes que é tão significativo e histórico como o próprio Spectre. A extraordinária tarefa de educar este Spectre para que pense e se comporte como um Rolls-Royce cobrirá 2.5 milhões de quilômetros, que é uma simulação de mais de 400 anos de uso de um Rolls-Royce”, explica Torsten Müller-Ötvös, Diretor Executivo da Rolls-Royce Motor Cars. “Hoje, posso confirmar que 25% desta viagem já está completa e os resultados cumpriram com nossas expectativas mais ambiciosas”, concluiu.
É preciso considerar esse termo de ‘primeiro elétrico de produção’ na história da marca, já que empresa britânica já nos surpreendeu há alguns anos, em 2016, com o ultra futurista Rolls-Royce 103EX Vision Next 100 Concept. Este novo modelo, no entanto, já nos sugere, com o pouco que podemos ver, um aspecto muito mais próprio dos últimos modelos da casa de Goodwood, com uma parte frontal e lateral que de fato lembra bastante um Rolls-Royce Wraith, embora a Rolls-Royce tenha deixado claro que se trata de um modelo completamente novo concebido a partir do zero como um elétrico.
Este novo design que buscará evoluir um pouco mais essas linhas mestras da marca britânica após suas últimas propostas, como o novo Rolls-Royce Ghost e sobretudo o ultra-exclusivo e ultra-caro Boat Tail, nesta ocasião com uma visão um pouco mais tecnológica, mas que continue se sentindo 100% Rolls-Royce. Tudo isso com o torque instantâneo, silêncio e zero emissões próprios de um veículo elétrico.
Segundo explicou a própria Rolls-Royce, este Spectre chegará ao mercado no quarto trimestre de 2023, o que significa que ainda levarão um tempo considerável para seguir afinando aquele que será um dos modelos mais importantes nos 117 anos de história da marca britânica, especialmente depois de ter anunciado que seu objetivo, como o de tantas outras marcas recentemente, é converter-se em uma empresa 100% elétrica para o ano de 2030.
Portanto, temos que ficar atentos para ir conhecendo todos os detalhes sobre este novo modelo silencioso que contará com dois motores, cada um encarregado de mover um eixo, de modo que a tração será integral. Especula-se com a ideia de que, no total, serão oferecidos mais de 600 cv de potência.