‘PUSH TO PASS’, O PLANO DE DESEMPENHO E DE CRESCIMENTO ORGÂNICO RENTÁVEL DA PSA

O ‘Push to Pass’ cobre o período 2016-2021 e atende às necessidades de mobilidade dos clientes ao antecipar a mutação dos usos do automóvel. Com este plano de transformação, impulsionado pela evolução das expectativas dos clientes, a empresa poderá dar livre curso ao seu potencial, capitalizando a dinâmica de eficiência, excelência operacional e agilidade derivada do Plano ‘Back in the Race’.
Com investimentos em P&D controlados e uma rigorosa gestão dos custos de produção e dos custos fixos, este plano eleva o nível de desempenho estrutural do Grupo PSA ao fixar os seguintes objetivos:
- Uma margem operacional corrente média de 4% para a divisão Automotiva no período 2016-2018 e uma meta de 6% para 2021.
- Um crescimento de 10% do faturamento do Grupo entre 2015 e 2018, visando 15% suplementares até 2021.
Para atingir esses objetivos, a empresa aposta na evolução do seu modelo econômico e na criação de valor ao otimizar a exploração da sua base atual de clientes e ampliá-la graças à digitalização, a ofertas multimarcas no pós-venda, leasing, veículos seminovos, serviços de mobilidade e de gestão de frotas. Investimentos específicos em capital de risco contribuirão para desenvolver o portfólio de soluções de mobilidade.
O desenvolvimento das marcas Peugeot, Citroën e DS, fortes e diferenciadas, se apoiará em:
- Um altíssimo nível de qualidade dos produtos e serviços, base da política de fixação dos preços (pricing power) das marcas.
- Um plano de produtos ofensivo, com 26 veículos particulares e 8 veículos utilitários, incluindo uma pick-up de 1 tonelada, permitindo o lançamento de ‘um novo veículo por região, por marca, por ano’.
- Uma estratégia tecnológica rica e pertinente, com o lançamento de 7 veículos híbridos plug-in e 4 veículos elétricos e a implementação do programa de veículos conectados e autônomos.
Com este plano, o Grupo garantirá um crescimento rentável em todas as regiões onde está presente.
O ‘Push to Pass’ constitui uma primeira etapa rumo à visão do Grupo PSA: ‘Uma montadora de automóveis mundial na ponta da eficiência, fornecedora de serviços de mobilidade de referência’.
A PSA também anuncia a adoção de uma política de dividendos com um ‘payout ratio’ de 25% a partir do exercício de 2016.
Por ocasião da apresentação do Plano ‘Push to Pass’, Carlos Tavares, CEO do Grupo PSA, declarou : “Baseados em fundamentos revigorados, vamos lançar uma ofensiva mundial em termos de produtos e tecnologia. Graças a uma maior agilidade, estamos preparados para mudar o paradigma e antecipar as mutações do uso do automóvel. Nossa transformação digital fará do Grupo PSA uma empresa conectada com os seus clientes. Com o Plano ‘Push to Pass’, vamos assegurar o crescimento orgânico rentável da PSA”.