RUF CTR3 EVO: A ÚLTIMA EVOLUÇÃO ALCANÇA OS 800 CV
Entre as novidades apresentadas na Monterey Car Week, houve uma nova entrega do preparador alemão. Trata-se do Ruf CTR3 Evo, um veterano que, em sua mais recente evolução, seu motor de 6 cilindros alcança os 800 CV.
É um veterano, porque o Ruf CTR foi apresentado em 2007 baseado no Porsche Cayman. Depois chegou o CTR3 Clubsport em 2012 e agora chega o Evo com a mesma receita, mas com algumas melhorias e mantendo as referências estilísticas da Porsche.
O CTR3 Evo tem uma carroceria fabricada em compósito Kevlar e exibe uma parte frontal similar à do Porsche 911 (997), embora modificado com para-choques e arcos de roda mais proeminentes. No entanto, a traseira muda radicalmente, substituindo as antigas lanternas do Cayman por outras duplas redondas, sob um aerofólio traseiro que se aciona automaticamente. Logo abaixo, há um enorme difusor de fibra de carbono com duplas saídas de escape de cada lado.
Debaixo do grande capô traseiro, que impede a instalação de um vidro vigia, se aloja um motor de 6 cilindros boxer de 3.8 litros que produz 800 cv e 990 Nm de torque, surgindo acoplado a uma transmissão de dupla embreagem e 7 velocidades. O motor conta com lubrificação por cárter seco, distribuição e elevação de válvulas variáveis e injeção direta de combustível.
O preparador alemão não revelou detalhes de desempenho, mas o aumento de potência sugere que será mais rápido que o CT3 Clubsport na aceleração de 0 a 100 km/h, que era feita em 3.2 segundos alcançando os 380 km/h. Para deter o carro, há freios carbocerâmicos de 381 mm de diâmetro e pinças amarelas de seis pistões. As rodas de liga leve de 20 polegadas e cinco raios com bloqueio central são de tom azul.