SALEEN S7 LM MAIS CARO DO MUNDO PRETENDE BATER NOVO RECORDE EM 2021
Este parece ser um desses casos de especulação rápida com veículos clássicos, embora a uma velocidade consideravelmente mais alta que o habitual, pois o exemplar que aparece nas imagens foi destaque em uma retumbante venda há poucos meses e agora surge novamente entre os lotes do próximo leilão da Bonhams.
Embora tudo indique que se trata do mesmo exemplar, pois até as imagens utilizadas em ambas as vendas são idênticas, a verdade é que ainda estamos à espera de que a casa de leilões revele todas as especificações e características do modelo colocado à venda, incluindo seu número de chassi. De modo que ainda existe a ligeira possibilidade de que se trate de uma unidade diferente, pero com a mesma configuração e características similares.
No último mês de dezembro foi leiloado na plataforma Bring a Trailer (aqui) uma das raras unidades fabricadas do Saleen S7 LM, edição limitada anunciada em 2016 e lançada um ano mais tarde como uma homenagem pela vitória do modelo em Le Mans e que era realmente destinada a modificar exemplares já existentes do modelo, de modo que esta série não é composta por exemplares novos.
Este exemplar exibia a placa que o identificava como a sétima e última das 7 unidades transformadas para esta configuração e contava com uma cifra de quilometragem ridiculamente baixa, somente 154 milhas ou 254 quilômetros.
A venda desta unidade destroçou todos os registros prévios do modelo ao alcançar um valor de 1.2 milhões de dólares, o que lhe deixava muito longe dos 687.500 dólares alcançados pelo que até então era o exemplar mais caro do Saleen S7.
Passaram apenas alguns meses desde então e foi descoberto com surpresa que a Bonhams listou em sem próximo leilão de abril um exemplar do Saleen S7 LM que não só é idêntico ao leiloado pela Bring a Trailer, como também utiliza as mesmas imagens que foram divulgadas no anúncio da plataforma online. É altamente improvável que a Bonhams tenha decidido usar imagens que pertencem a outra pessoa ou organização, de modo que praticamente podemos confirmar que se trata do mesmo exemplar.
Em tese, o veículo foi vendido em dezembro de 2020 no Bring a Trailer, já que esta plataforma assim descreveu e não informa em nenhum momento que a venda continua aberta ou que não alcançou seu preço mínimo de reserva. Por isso que se suspeita que seu novo proprietário simplesmente decidiu vendê-lo rápido, mas em um evento muito mais importante e tentando superar o já elevado preço alcançado em dezembro.
De acordo com a casa de leilões, o Saleen S7 LM parte com estimativas que apontam entre 1.0 e 1.3 milhões de dólares, preço em consonância com o alcançado há alguns meses. Mas existem algumas imprecisões em sua escassa descrição, pois informa que que só foram fabricados 3 exemplares como este e não 7, e que conta com somente 1.000 hp, em lugar dos 1.300 hp (1.318 cv) anunciados pela Saleen.
Esta edição limitada do esportivo americano foi apresentada em sua versão definitiva em 2007 e envolvia um enorme conjunto de modificações em relação ao modelo original, incluindo uma carroceria totalmente nova elaborada em fibra de carbono com algumas áreas em carbono exposto, o kit aerodinâmico mais agressivo disponível do modelo (o Competition Package opcional), novas rodas ultraleves de 5 raios com monoporca central e pinças de freio amarelas, interior modificado com novos revestimentos de couro e Alcantara, e uma grande atualização mecânica que elevava a potência da versão S7 Twin Turbo até espetaculares 1.318 cv (1.300 hp). Embora haja quem assegure que com gasolina de competição a potência se eleva até 1.500 cv.