SCALAR SC1: UM TOYOTA GR 86 ELÉTRICO COM 328 CV DE POTÊNCIA

Desde o nascimento da Gazoo Racing, a Toyota colocou o sobrenome GR em vários modelos de produção que são vendidos em todo o mundo, conseguindo veículos apaixonantes. Os modelos GR inclusive levam o distintivo no nome oficial, como acontece com o GR Supra, o GR Corolla, o GR Yaris e o GR 86.
No caso dos veículos elétricos, a Toyota ainda não apresentou um GR EV nem tem previsão de fazê-lo em um futuro próximo, de acordo com o engenheiro chefe do Toyota GR 86.
Mas para aqueles que quiserem um Toyota com baterias destinado à competição, a Scalar Performance acaba de lançar o SC1, o primeiro carro de corridas ‘não oficial’ totalmente elétrico baseado no GR 86.
Além das novas insígnias e a carroceria modificada para a competição, o Scalar SC1 dispensa o motor FA24D H4 de 2.4 litros do Toyota GR 86 que se encontra na parte dianteira, substituindo-o por um motor Hypercraft Stealth EV no eixo traseiro.
Este novo powertrain gira até um máximo de 12.000 rpm, entregando até magníficos 328 cv de potência e 468 Nm de torque, cifras que superam amplamente os dados do veículo térmico no qual está baseado.
A energia vem de um pacote de baterias Hypercraft com 65 kWh de capacidade, que assegura até 45 minutos de corrida contínua. Com uma carga de nível 3 (150 kW), o reabastecimento leva menos de 20 minutos, segundo a SCR. O carro de corridas tem um peso vazio de 1.379 quilos.
Em relação ao desempenho, o SC1 pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3.9 segundos, enquanto que a velocidade máxima é de 267 km/h. São dados mais que respeitáveis para este tipo de veículo.
A Scalar afirma que o SC1 é o primeiro turismo de corridas ‘amateur’ totalmente elétrico. Também é o primeiro veículo elétrico de corridas aprovado pela Associação Nacional de Automobilismo (NASA) para as corridas de turismos em estrada. Tudo indica que estreará na pista no verão norte-americano de 2023.
Apresentado no SEMA Show 2022 em Las Vegas, a Scalar Performance está aceitando pedidos para aqueles que queiram ter em suas mãos um dos dez ‘Founders Limited Edition’ que serão construídos inicialmente. O preço ainda não foi anunciado pelo fabricante.