SCANIA AXL: UM CAMINHÃO DE CARGA TOTALMENTE AUTÔNOMO
Depois de desenvolver o NXT Concept, um protótipo de um ônibus autônomo para a cidade, a Scania voltou à carga, desta vez com um caminhão de carga autônomo.
Denominado Scania AXL, trata-se de um protótipo totalmente autônomo, como se percebe pela ausência da cabine. Consegue orientar-se em minas e em espaços de construções amplos, recorrendo para isso a câmeras, radares, LIDAR e claro, sistema GPS.
Este protótipo foi concebido para espaços amplos e sem grandes obstáculos, de modo que a tecnologia que utiliza não lhe permite, por exemplo, circular na cidade ou em espaços mais congestionados.
Imagina-se que um veículo tão futurista quanto este fosse alimentado por um grupo propulsor elétrico, mas não. A Scania optou por manter um sistema de combustão interna convencional, ainda que o tenha adaptado para funcionar com biocombustível. De acordo com a marca que pertence ao Grupo VW, este é um exemplo perfeito ‘de como juntar técnicas tradicionais e novas tecnologias’.
Este é o primeiro protótipo de um caminhão totalmente autônomo da Scania, mas não será certamente o único. O fabricante sueco quer ser um dos primeiros a lançar no mercado um caminhão de carga de forma a ajudar a indústria dos transportes a tornar-se mais sustentável.
“Já temos caminhões autônomos em operações de clientes. Mas até o momento, eles contam com espaço para que um supervisor possa intervir, caso seja necessário. Este Scania AXL não tem cabine e isso muda significativamente o jogo”, afirmou Claes Erixon, responsável pela Pesquisa e Desenvolvimento da Scania.