SEAT ACANDRA: UM INFORME APONTA O NOME DO FUTURO UTILITÁRIO ELÉTRICO ESPANHOL

A CUPRA será o emblema da mobilidade sustentável mais pura da marca espanhola. A marca esportiva lançará no mercado o seu primeiro modelo elétrico no próximo mês de novembro, penúltimo mês do ano em que serão abertos os livros de pedidos do novo CUPRA Born. Depois dele virão outros modelos que estão na carteira, incluindo um utilitário que chegará em meados da década.
A empresa, que é propriedade da SEAT, está construindo a linha de carros elétricos progressivamente, seguindo a estratégia dos mais rentáveis primeiro, para assim poder baixar o preço das tecnologias e baterias para os modelos menores. A única forma possível de que um modelo do segmento B com uma autonomia decente possa ser econômico para os clientes, falando de um preço inferior aos 20.000 euros.
Mas, embora Wayne Griffiths já tenha confirmado que o terceiro modelo elétrico da CUPRA será um modelo pequeno e que chegará em 2024, agora um informe da ‘Europe Autonews’, destaca que a SEAT também terá um modelo elétrico na mesma categoria. Um modelo mais convencional frente a outro com uma imagem e uma configuração mais esportiva, algo lógico tendo em conta que a marca espanhola principal está obrigada a transformar-se em uma marca de zero emissões.
Este informe aponta também o nome comercial do modelo, SEAT Acandra. No entanto, não existe nenhum indício, nem um único documento que demonstre a veracidade deste nome comercial, pois também não aparece em nenhuma solicitação de registro e proteção deste nome no organismo mundial de patentes, nem a nível mundial nem europeu, incluindo a Espanha.
A Skoda será a encarregada do desenvolvimento deste novo modelo elétrico da marca espanhola, utilizando a plataforma SSP, a nova arquitetura dedicada aos modelos de zero emissões, conhecidos como ‘Small BEV’, apta também para os modelos menores do segmento B com qualidades específicas e baterias de baixa capacidade. No entanto, a produção destes elétricos foi designada a Martorell, sendo responsabilidade da marca espanhola. Mas, não será uma realidade até 2025.