SEAT ARONA GNC: A VERSÃO ECOLÓGICA DA LINHA CHEGARÁ EM 2018

No curto prazo, a SEAT será a única marca do Grupo Volkswagen em que não existirá nenhum veículo dotado de algum tipo de mecânica eletrificada. Por enquanto não há nenhum híbrido plug-in ou elétrico de bateria chegando à oferta da marca espanhola. Algo que mudará somente em 2019 com o lançamento da versão 100% elétrica do SEAT Mii. No entanto, hoje o pessoal de Martorell oferece diferentes soluções de mobilidade sustentável e ecológica em alguns de seus modelos. E o novo SEAT Arona será um deles.
O novo crossover urbano da SEAT, apresentado no final do último mês de junho, contará em meados de 2018 com uma versão de GNC (Gás Natural Comprimido) como opção mais ‘Eco’. Quando o SEAT Arona GNC for lançado, o SUV do segmento B da marca espanhola será o primeiro modelo de sua categoria a oferecer um motor deste tipo, capaz de funcionar com gasolina ou GNC, também chamado de gás natural veicular (GNV).
Debaixo do seu capô estará um motor de 1.0 litro TGI de 90 cv (66 kW) com três cilindros de novo desenvolvimento, que foi apresentado pela Volkswagen durante o 38º Simpósio do Motor de Viena. Modelos como os novos SEAT Ibiza e Volkswagen Polo posteriormente também contarão com essa versão em sua linha.
Para poder funcionar com o gás natural, os engenheiros da SEAT deverão instalar um segundo tanque para o GNC, que irá colocado na parte baixa do porta-malas. O condutor poderá escolher com que tipo de combustível pretende circular graças a um pequeno controle instalado habitualmente na parte esquerda do volante. Entretanto, é claro, não será possível utilizar simultaneamente os dois tipos de combustíveis tão diferentes.
Uma das principais vantagens que tem o gás natural comprimido em relação aos combustíveis tradicionais (gasolina e diesel) é a importante economia que proporciona, já que seu preço é muito menor. No entanto, levando em conta que estamos chegando em uma época em que somente os veículos mais eficientes e ecológicos poderão circular pelo centro das grandes cidades, o SEAT Arona GNC receberá a etiqueta ECO, portanto, poderá evitar essas restrições ao tráfego em momentos pontuais de alta poluição.
O razão pela qual o SEAT Arona consegue ter essa vantagem em relação aos seus concorrentes, e de ser o primeiro de sua categoria a comercializar em 2018 essa versão de gás natural, torna-se possível graças ao uso da plataforma MQB A0. Essa arquitetura do Grupo Volkswagen está focada em veículos do segmento B e está preparada para incorporar essas mecânicas mais eficientes e de caráter ecológico.