SEAT EL-BORN CONCEPT: ELÉTRICO DA MARCA ESPANHOLA SURGE ANTES DE GENEBRA

Na manhã de hoje a SEAT revelava o primeiro teaser da grande surpresa que a marca espanhola preparou para o Salão de Genebra 2019. Trata-se de um concept car que adiantará seu esperado carro elétrico baseado na nova plataforma MEB do Grupo Volkswagen. Pois bem, esse modelo conceitual vazou por completo nestas primeiras imagens. O novo SEAT el-Born já é uma realidade.
O nome faz clara referência a um conhecido bairro da cidade de Barcelona. A alternativa da SEAT ao Volkswagen ID. de produção, que entrará em cena esse mesmo ano, apresenta um design muito mais elaborado e que se aproxima ao que podemos definir como versão comercial. Como assinalado antes, o SEAT el-Born Concept que veremos em Genebra assenta as bases do primeiro elétrico da SEAT baseado na arquitetura MEB.
As imagens vazadas permitem conhecer o design exterior e parte do habitáculo do novo SEAT el-Born. Olhando a parte frontal, surgem traços que lembram um pouco o Tesla Model 3. No entanto, conserva detalhes próprios da marca de Martorell, como o desenho dos faróis e o emblema colocado sobre o capô que aponta de maneira direta para o solo. Tampouco podemos ignorar o desenho aerodinâmico das rodas e que conta com espelhos retrovisores externos convencionais.
Apesar de sua condição de modelo conceitual, o SEAT el-Born que estará presente no Salão de Genebra 2019 se aproximará de maneira relevante do veículo de produção que verá a luz no próximo ano de 2020. Em relação à traseira, encaixa com o teaser divulgado pela própria marca (veja abaixo). As lanternas, horizontais e unidas por uma faixa, o spoiler de teto e o difusor dão a nota esportiva.
Também vale a pena destacar o emblema FR presente sobre a tampa traseira. O SEAT el-Born que aparece nas imagens mostra uma configuração e acabamento de estilo esportivo, mas sem chegar ao extremo que supõe a marca CUPRA. Além disso, o pilar C mostra um aplique que conecta com o spoiler de teto e transmite a sensação de um teto tipo flutuante. A combinação de cores também deve ser levada em conta.
Em relação ao interior do SEAT el-Born, surge surpreendentemente um habitáculo que perfeitamente poderia passar pelo de um automóvel de produção. Destaca-se o quadro de instrumentos digital e a tela táctil tipo flutuante que está ligeiramente orientada para o condutor para evitar que o ele tire o olhar da estrada o mínimo possível.
Os estofamentos com as costuras em contraste e os materiais utilizados em determinadas inserções são próprios do nível de acabamento FR que pode ser encontrado em grande parte da linha da SEAT. Por enquanto não se pode destacar nada sobre a parte mecânica, mas não seria surpresa que estivesse relacionado com o usado pelo Volkswagen ID. Concept.