SEAT PREPARADA PARA OS DESAFIOS DO FUTURO
A segunda edição dos Encontros Seat ocorreu esta semana em Madrid, Espanha, tendo o vice-presidente executivo de I+D da marca, Matthias Rabe, destacado os desafios da indústria automobilística nos próximos anos. Sobre o título “Seat: Visão do futuro para a indústria automobilística”, o responsável disse, perante um grupo de representantes empresariais, políticos e institucionais, três das grandes prioridades que atualmente são atendidas pela indústria automobilística: “a redução das emissões de CO2, a conectividade do automóvel e o aumento das medidas de segurança ativa e passiva”.
Matthias Rabe apontou algumas das realizações obtidas pela Seat neste âmbito. "Entre 2006 e 2014, a Seat reduziu as emissões de CO2 em 21%, em parte devido, entre outras inovações, à otimização dos motores, à melhor aerodinâmica e à produção de veículos mais leves", exemplificou, acrescentando que a empresa já vende veículos alimentados a gás natural comprimido (Leon TGI e Mii Ecofuel) e está preparada tecnologicamente para promover o veículo elétrico, logo que as condições de mercado sejam favoráveis.
O vice-presidente executivo anunciou que a Seat irá incorporar novidades na área da conectividade nos próximos modelos, e no que diz respeito à segurança, mencionou os novos sistemas de assistência ao condutor, recordando que toda a linha de veículos da Seat tem uma classificação de cinco estrelas Euro NCAP.
Rabe explicou também que estas tecnologias são desenvolvidas no Centro Técnico da Seat e destacou o seu papel como impulsionador da inovação na indústria automobilística na Espanha. A marca desenha e desenvolve os seus automóveis nestas instalações, que estão localizadas no recinto da fábrica de Martorell. O Centro Técnico, o único com estas características na Espanha e no sul da Europa, celebra este ano o 40º aniversário.
"A Seat é o maior investidor industrial em I+D+i na Espanha e poder contar com estas instalações permite-nos estar preparados para enfrentar os desafios do automóvel do futuro", frisou Matthias Rabe. Nos últimos cinco anos, a Seat tem investido mais de 1,4 bilhões de euros em I+D+i.
Seat abrirá mais de 100 concessionários em 2015
No evento, o presidente do Comitê Executivo da Seat, Jürgen Stackmann, fez o balanço dos resultados do ano passado , anunciando que a fábrica de Martorell fechou 2014 com um total de 442.677 veículos produzidos, o que se traduziu em um aumento de 13,5% em relação a 2013. Este crescimento anual, o quinto consecutivo, significou a produção de mais 52.629 veículos em relação a 2013 e o maior volume de produção em Martorell desde 2002. Martorell foi ainda a fábrica que mais veículos produziu na Espanha em 2014.
"Graças ao aumento da produção no ano passado, contratamos mais de 800 trabalhadores temporários e desde janeiro, 350 desses trabalhadores já assinaram contrato ", afirmou Jürgen Stackmann, acrescentando : "Vemos 2015 com otimismo. Vamos abrir mais de 100 concessionários, 90% deles na Europa, e o nosso objetivo é consolidar o crescimento das vendas dos últimos dois anos".
Stackmann salientou também a importância de "uma política industrial ambiciosa e atrativa, orientada para reforçar a inovação, a tecnologia e a formação " e reivindicou uma "aliança sólida entre as administrações públicas, empresas e sindicatos", para enfrentar os desafios no setor automobilístico.
Igualmente presente na mesa redonda esteve Miguel Sebastián, ex-ministro da Indústria, Turismo e Comércio da Espanha, que contribuiu com a sua visão para o futuro da indústria automobilística, assinalando a necessidade de colaboração entre os setores público e privado como solução-chave para assegurar investimentos contínuos em inovação.
Na foto da esquerda para a direita, Matthias Rabe, Jürgen Stackmann e Miguel Sebastán.