Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. SEAT TOLEDO MARATHON: CONCEBIDO PARA O RALLY DAKAR

Notícias

SEAT TOLEDO MARATHON: CONCEBIDO PARA O RALLY DAKAR

31/01/2022

Voltar
SEAT TOLEDO MARATHON: CONCEBIDO PARA O RALLY DAKAR

A história da SEAT esteve ligada ao mundo da competição durante todo o tempo. O fabricante de Martorell participou em uma infinidade de provas em terra e asfalto, e inclusive alcançou a glória em diferentes categorias e campeonatos. Mas houve um tempo em que o automobilismo esportivo esteve marcado por uma crise que permitiu à marca adotar novas medidas, e o SEAT Toledo Marathon de 1993 foi uma clara declaração de intenções em relação aos rally raids em geral, e o Rally Dakar em particular.

Após a proibição do Grupo B e o cancelamento do Grupo S de rallys, o SEAT Ibiza Bimotor fica no limbo entre desaparecer ou reinventar-se. Longe de jogar a toalha, a SEAT Sport decide recolocar o veículo em outra modalidade, e o Campeonato da Espanha de Rallys de Terra se converte em seu campo de jogo. No comando, José María Serviá pilotou este estranho Ibiza de dois motores e 300 cv pelas diferentes provas do campeonato nas temporadas de 1987 e 1988.

No entanto, paralelamente ao Ibiza Bimotor, a SEAT Sport esteve trabalhando no desenvolvimento de uma versão do SEAT Toledo para os rallys raids. Baseado na primeira geração do Toledo - que chegaria ao mercado em 1991 como substituto do Málaga - esta versão extrema do sedan se converte em um crossover de duas portas com a mecânica de um dos carros de rally mais bem-sucedidos da Audi.

Construído sobre um chassi tubular de aço de alta resistência, reforçado com componentes de fibra de carbono, essa versão crossover do Toledo I equipava uma suspensão deformável com amortecedores Öhlins. Um sistema de tração nas quatro rodas, um diferencial central autoblocante e uma transmissão manual muito fechada de 6 relações completavam o conjunto.

Quanto à mecânica deste Toledo com carroceria do tipo coupe, um grande aerofólio traseiro e enormes rodas todo-terreno, José Mª Serviá teve um papel essencial na escolha do motor. Após a aposentadoria do Ibiza Bimotor, Serviá participou do Campeonato Espanhol de Raids no comando de um Audi Quattro.

O piloto se consagraria campeão em duas ocasiões, nas temporadas 1990 e 1991, e sua experiência com o motor da Audi ajudou a SEAT tomar a decisão de equipar essa mecânica em seu novo projeto. O propulsor era uma unidade de 5 cilindros em linha sobrealimentado com 2.1 litros de capacidade. Este motor permitia ao Toledo todo-terreno desenvolver 330 cv de potência a 5.500 rpm e um torque máximo de 480 Nm.

Já que em 1991 havia sido lançada a primeira geração do Toledo e a SEAT queria potenciar as vendas, decidiu seguir a estratégia comercial baseada na competição que era feita por marcas como Citroën e Peugeot. Deste modo, em 1992 apresenta o SEAT Toledo Marathon e anuncia que sua estreia seria no Baja Portugal do ano de 1993. É claro, José María Serviá seria o encarregado de pilotar o monstro dos raids, mas sempre visando o Dakar.

Embora seja verdade que o Toledo Marathon não tenha completado a prova de Portugal, Serviá conseguiu um segundo lugar no Raid da Grécia de 1993. No ano seguinte, a SEAT havia acabado de ajustar o veículo e preparava-se para o Dakar com um segundo piloto que se uniria a Serviá: Erwin Weber.

No Baja Portugal de 1994, a primeira prova do ano, o alemão fica com um segundo lugar, enquanto que o espanhol se vê obrigado a abandonar por problemas mecânicos. No Baja Aragón conquistam o terceiro e quarto lugares, respectivamente, enquanto que no Raid da Grécia, Serviá finalmente consegue a vitória, desta vez acompanhado de Antonio Rius no comando do segundo Toledo Marathon.

Tudo parecia pronto para dar o salto para a prova definitiva, o Rally Dakar. No entanto, a SEAT Sport decidiu orientar seus interesses para o Campeonato Mundial de Rallys e abandona a ideia de conquistar as dunas do rally raid que conectava Europa e África. No final, o SEAT Toledo Marathon não teve sua oportunidade para duelar com marcas como Citroën e Mitsubishi. Atualmente, um dos dois Toledo Marathon conserva-se minuciosamente restaurado no Museo SEAT, no Galpão A122.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail

1993 - SEAT TOLEDO MARATHON

Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter