SISTEMA DE CONDUÇÃO AUTÔNOMA DA GM CHEGARÁ EM 2017

A maioria dos fabricantes de automóveis já confirmou que está trabalhando na tecnologia de condução autônoma. Apesar dos problemas enfrentados por uma das pioneiras nessa tecnologia, a americana Tesla, a grande maioria dos grupos automobilísticos segue trabalhando nesses sistemas e incluindo-os em seus novos modelos. A última a fornecer uma data para ver seus carros com essa tecnologia foi a General Motors, que confirmou que em 2017 chegará ao mercado o seu sistema de condução autônoma.
Com esse sistema de condução autônoma da GM, denominado de ‘Super Cruise’, os seus modelos poderão ser conduzidos de forma semi-autônoma ao estilo do Tesla Autopilot. A marca forneceu algumas informações de como funcionará o sistema, e o que parece mais interessante é a forma como essa tecnologia consegue que o condutor não perca a atenção na estrada e não afaste as mãos do volante.
Se o condutor deixar de manter a atenção na estrada, o sistema avisará com vários alertas visuais, sonoros e inclusive físicos. Se depois de passados alguns segundos o carro não receber nenhuma resposta por parte do usuário, ele acenderá automaticamente as luzes de perigo e pouco a pouco reduzirá a velocidade do veículo até deixá-lo completamente parado.
Em uma primeira versão, o ‘Super Cruise’ da GM funcionará unicamente em estradas que não apresentem muitas curvas, algo que também ocorria com o Autopilot da Tesla. Uma das chaves desse sistema é a capacidade que tem de analisar o condutor através de uma câmera que utiliza um software de reconhecimento facial. O carro pode detectar se o condutor dorme e inclusive consegue captar o som que fazemos ao dormir. Chegará em 2017 com a nova linha de modelos do fabricante, e deverá estar disponível nos modelos Premium do grupo, inicialmente na linha Cadillac.