SMART #1: O PRIMEIRO MODELO DA NOVA ERA ELÉTRICA

Já sabemos há algum tempo que a Smart tem a intenção de renovar-se completamente tanto em termos de marca, como de produto e modelo de negócio, para entrar assim em uma nova era de desenvolvimento onde tudo terá início com o lançamento do seu primeiro SUV. Até agora, este veículo era conhecido como Smart Concept #1, mas durante as últimas horas o fabricante alemão confirmou uma denominação definitiva que muito tem a ver com a do protótipo, pois simplesmente perde a etiqueta de ‘Concept’.
Uma vez que o símbolo ‘#’ é utilizado frequentemente para indicar os temas mais quentes nas redes sociais, a marca decidiu utilizá-lo para evocar a criação de tendências na era digital, em combinação com um número. Nesta ocasião, como estamos diante do primeiro modelo de produção da nova geração de veículos da Smart, o ‘1’ não poderia faltar ao encontro. Estamos falando de um produto que acaba de completar com sucesso os exigentes testes prévios à comercialização, ou seja, uma série de testes aerodinâmicos e de inverno.
Por enquanto poucos detalhes foram revelados, mas podemos confirmar, graças às primeiras imagens oficiais divulgadas, que este SUV terá uma imagem muito parecida à do citado protótipo. “Graças ao robusto sistema ESP da Bosch e ao powertrain totalmente elétrico, o veículo combina um excelente conforto e estabilidade de condução, aceleração e capacidade de frenagem, proporcionando assim segurança e prazer de condução. Inclusive com o tempo mais frio, o novo Smart #1 continuará sendo um companheiro urbano implacável para seus usuários”, destaca o fabricante.
A Smart destaca que os testes aerodinâmicos foram realizados no Instituto de Pesquisa de Engenharia Automotiva da China, em Chongqing, instalações muito avançadas que são referência mundial e que serviram para que o Smart #1 obtivesse um coeficiente de resistência aerodinâmica de 0.29. Alguns elementos destacados são as maçanetas ocultas das portas e o denominado AGS (Active Grille Shutter) equipado de série, sem esquecer do “pacote aerodinâmico de grande eficácia” ao qual faz referência a marca.
Por outro lado, o SUV foi trasladado até o extremo norte da China, um dos lugares mais frios do planeta, onde as temperaturas rondam os -40?. Nesse cenário, o Smart #1 demonstrou uma excelente resistência ao frio extremo, com seu avançado sistema de controle de temperatura da bateria, que mantém as condições ótimas de funcionamento. A empresa destaca que os usuários poderão pré-estabelecer um programa de condução através de um aplicativo ou no painel de controle do carro, com o objetivo de pré-aquecer de forma automática a bateria e garantir uma carga e eficiência de partida otimizadas.
“Como primeiro produto que será lançado após a renovação da marca, o Smart #1 combina perfeitamente a tecnologia de propulsão elétrica e a qualidade premium. Estou convencido de que o Smart #1 entusiasmará os clientes tanto na China como na Europa, marcando novas tendências de mobilidade urbana e criando grandes experiências de marca ali onde esteja presente”, comenta Daniel Lescow, VP comercial global, marketing e pós-venda da Smart Automobile.
“Graças à perfeita cooperação entre a Smart e a equipe de design da Mercedes-Benz, o Smart #1 é uma obra-prima de engenharia. Os resultados dos testes prévios à comercialização também demonstram a excelente qualidade, desempenho e confiabilidade do Smart #1. Estes avanços nos fazem confiar que será bem recebido pelos clientes, após seu lançamento no final deste ano”, aponta Yang Jun, VP de Pesquisa e Desenvolvimento da Smart Automobile.
A Smart destacou que o lançamento do modelo acontecerá no final deste mesmo ano. Por enquanto, se desconhecem os detalhes do seu sistema de propulsão elétrico, assim como as características de sua bateria.