SPYKER TERÁ UM SUV 100% ELÉTRICO
Depois de ter apresentado o superesportivo Preliator C8 que encantou os visitantes do Salão de Genebra no mês de março, a Spyker revelou o seu próximo projeto: um SUV com motor de 12 cilindros.
A apresentação já tem local e data marcada: o próximo Salão de Los Angeles que será realizado no mês de novembro. E em seguida, em data ainda a ser revelada, a versão do SUV em uma versão 100% elétrica.
Na falência até dezembro 2014, o fabricante holandês conseguiu dar a volta por cima e renasceu com o Preliator C8, um superesportivo de 532 cv que causou sensação em Genebra. E agora, parece que a Spyker não quer diminuir o ritmo.
O próximo SUV, luxuoso e potente, promete ser um concorrente direto do Bentley Bentayga, e a sua versão elétrica deverá brigar em igualdade de condições, segundo a marca, com o Tesla Model X e o futuro Audi Q6.
De acordo com Victor Muller, que assumiu a marca em 1999, o SUV da Spyker terá um design inspirado no protótipo D12 Peking-to-Paris (na imagem) apresentado no Salão de New York em 2006.
Victor Muller é radicalmente contra colocar um motor elétrico em um esportivo, pois segundo ele, os condutores precisam ter as sensações sonoras dos motores à combustão. Porém em relação a um SUV elétrico, Muller diz que um motor silencioso não é chocante, mas 100% elétrico - modelos híbridos não são com ele.
O CEO da Spyker vai ainda mais longe: o futuro SUV contará com tecnologia de baterias diferente da utilizada pela Tesla (no seu Model X) e da Audi (no próximo Q6). Em vez de baterias de íons de lítio, talvez baterias lítio-metal-polímero (LMP) que teriam maior autonomia, como as usadas pela Bolloré no Bluecar - também conhecido como Pininfarina B0.