SSANGYONG KORANDO e-MOTION: O NOVO SUV ELÉTRICO JÁ ESTÁ SENDO FABRICADO

A SsangYong está pronta para entrar no mundo da mobilidade elétrica. O fabricante coreano anunciou de maneira oficial um importante evento que marcará sua história moderna. A produção do SsangYong Korando e-Motion começou. Isso mesmo, o esperado SUV elétrico de origem coreana já está sendo fabricado em série e estão sendo concluídos os detalhes para sua chegada ao mercado.
Apesar dos problemas financeiros que a empresa está atravessando, a SsangYong segue adiante com seu particular roteiro. Um plano estratégico que precisou ser ajustado por causa do convulsionado ano de 2020 marcado pela pandemia e agora, pela escassez de microchips que está afetando a produção de veículos no mundo. De qualquer forma, a alternativa 100% elétrica ao interessante SsangYong Korando está dando a volta na esquina.
Durante o processo de desenvolvimento este carro elétrico foi denominado com o código interno E100. Finalmente, optou-se pela denominação comercial Korando e-Motion, já que a nível técnico guarda uma importante relação com o mencionado Korando. Compartilham plataforma e determinados componentes. É o primeiro de uma longa lista de veículos eletrificados.
Foi na última segunda-feira, dia 14 de junho de 2021, quando foi iniciada a produção em série do Korando e-Motion. La marca assegura que será o primeiro crossover elétrico de sua categoria que estará disponível na Coreia do Sul. Apesar de suas dimensões exteriores compactas, contará com um habitáculo muito espaçoso.
Esteticamente, apresentará diversas diferenças que lhe permitirão exibir uma personalidade própria e reforçar sua condição de veículo elétrico em comparação a um Korando convencional. Estreia para-choque dianteiro, grade e diversos componentes exteriores foram pintados na cor azul. Alguns dos ajustes realizados permitiram melhorar a resistência ao ar, que por tratar-se de um carro elétrico é um fator chave.
Nas entranhas do Korando e-Motion haverá uma bateria de íons de lítio de 61.5 kWh fornecida pela LG Chem. O objetivo principal dessa bateria será alimentar um motor de 140 kW (190 cv). A potência será enviada ao eixo dianteiro e será capaz de alcançar uma velocidade máxima superior a 150 km/h. Na época se destacou que será capaz de rodar 420 quilômetros segundo o ciclo NEDC. De modo que a autonomia rondará os 350 km sob o ciclo de homologação WLTP.
O novo SsangYong Korando e-Motion mede 4.440 mm de comprimento, 1.865 mm de largura, 1.625 mm de altura e conta com uma distância entre os eixos de 2.675 mm.
O equipamento tecnológico será outra das chaves. Além de dispor de um quadro de instrumentos digital com tela TFT de 12.3 polegadas, será possível manter certo controle sobre o veículo através de um aplicativo móvel, o que permitirá desfrutar de uma condução conectada.
Quanto à sua chegada ao mercado, assim como destacado no início, a crise dos semicondutores teve efeitos negativos sobre os planos de produção. A SsangYong confirmou que o novo Korando e-Motion chegará ao mercado ocidental no final deste ano de 2021. Conforme se aproxime a data de lançamento serão revelados o resto dos detalhes, incluindo todos os seus preços.