Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. STELLANTIS HERITAGE REVELA O ABARTH CLASSICHE 500 RECORD MONZA ‘58 NO ‘MILANO AUTOCLASSICA’

Notícias

STELLANTIS HERITAGE REVELA O ABARTH CLASSICHE 500 RECORD MONZA ‘58 NO ‘MILANO AUTOCLASSICA’

19/11/2022

Voltar
STELLANTIS HERITAGE REVELA O ABARTH CLASSICHE 500 RECORD MONZA ‘58 NO ‘MILANO AUTOCLASSICA’

O departamento Heritage da Stellantis participa na 12ª edição do Milano AutoClassica (Fiera Milano, 18 a 20 de novembro), salão automobilístico focado em veículos clássicos e esportivos, sendo referência para entusiastas, colecionadores, museus e clubes da temática.

Este evento traduz-se em uma oportunidade para apresentar a mais recente criação da equipe Heritage, o Abarth Classiche 500 Record Monza ‘58, um automóvel criado para celebrar o centenário do Autodromo di Monza, ‘templo da velocidade’ italiano onde a Abarth tem acumulado inúmeros sucessos. Entre os registros mais significativos destacam-se os seis recordes de velocidade e de resistência alcançados em uma única semana de fevereiro de 1958, a bordo do primeiro Fiat 500 desenvolvido pela Casa do Escorpião, sob a cuidada supervisão do próprio Carlo Abarth.

Daí o nome deste espécime único, produzido com base em um Fiat 500 de 1970, recorrendo a tratamentos estéticos e mecânicos específicos. A decoração exterior ‘Monza ‘58’ recorda o tom verde do modelo que bateu recordes em Monza, a mesma cor usada pela Abarth em 2019 no seu mais recente Abarth 695 70° Anniversario. Esta decisão é uma prova de como a atual ligação entre o 500 Abarth e Monza permanece no tempo.

O Fiat Nuova 500 desenvolvido por Carlo Abarth para os recordes de 1958 serve de inspiração não só para a decoração exterior deste automóvel de tributo, mas também ao nível dos interiores, que assumem o mesmo tecido e costura contrastante da primeira série dos modelos 500, produzidos desde 1957. O mesmo contraste também pode ser visto nos painéis e laterais dos bancos de competição únicos (uma homenagem ao recorde do 500, versão monolugar de modo a reduzir o seu peso).

A instrumentação é totalmente abrangente: além do volante em madeira e o painel Jaeger característico dos modelos históricos da Abarth, inclui um prestigiado relógio dessa mesma marca, com bateria para oito dias com uma única carga, reminiscência daquela movimentada semana em Monza, quando um conjunto de incríveis recordes foram alcançados.

Os pisos despidos e o teto rígido aerodinâmico, em substituição da habitual tela macia, também são claramente inspirados nas corridas, assim como o par de faróis adicionais.

Também a sua mecânica é especial: o modelo está ajustado para ser especialmente esportivo, sendo equipado com o motor de 2 cilindros do Fiat 500, elevado a uma cilindrada de 595 cc, com recurso ao Abarth Classiche 595 Tuning Kit. Reproduzido com as mais recentes tecnologias, o ‘kit’ é inspirado na versão desenvolvida pela Casa do Escorpião em 1963. De um modo notável, o motor é o mesmo usado pela equipe Heritage para testar os componentes do atual Tuning Kit.

Os ‘badges’ - incluindo o ‘Record Monza’, exclusivo deste exemplar único - completam o verdadeiro conjunto de joias presentes em um automóvel verdadeiramente especial, em uma homenagem digna de uma instituição como o Autodromo di Monza.

Este exemplar único da Abarth faz parte do projeto Heritage conhecido como ‘Reloaded by Creators’, no âmbito do qual um conjunto limitado de modelos clássicos, com autenticidade certificada, é devolvido à sua beleza original graças à experiência e ‘know-how’ da equipe de técnicos Heritage da Officine Classiche.

Além da mais recente criação, também o seu antecessor, a versão ‘Record’ de 1958 do novo Fiat 500, exibe-se orgulhosamente no estande. Na época do seu lançamento em 1957, o Fiat Nuova 500 foi definido como um automóvel subcompacto, com desempenho muito diferente ao de um modelo de competição: o seu ‘pequeno motor’, com apenas 2 cilindros, era muito pequeno, não sendo suficientemente potente para ter aspiração a tornar-se um grande sucesso em termos esportivos. Mas Carlo Abarth estava convencido da qualidade e do potencial do modelo, decidindo transformá-lo em um automóvel de recordes. Os 500 que desenvolveu, com um motor de 26 cv e uma velocidade máxima de 118 km/h, foram conduzidos no circuito de Monza ao longo de 168 horas, em corrida, tendo acumulado seis recordes internacionais. A obtenção de resultados tão importantes também viria a contribuir para o sucesso do Nuova 500, tornando-o um dos automóveis mais famosos já produzidos.

O modelo em exposição - o mesmo exemplar usado em Monza - foi também o primeiro Fiat 500 ajustado pela Abarth. Agora foi restaurado na sua configuração original após um meticuloso projeto de restauração e conservação. É um exemplar de valor histórico inestimável, sendo um verdadeiro marco na história da marca Abarth e do próprio automóvel.

Especialmente para este evento, a imagem do estande abdica da tradicional decoração Heritage para um outfit exclusivamente Abarth Classiche, vendo-se complementada por outra joia contemporânea, o Abarth Classiche 1000 SP, modelo que faz uma reinterpretação contemporânea do 1000 Sport Prototipo de 1966, um dos marcos da história competitiva da Abarth. O modelo de competição original tornou-se um ícone de imagem esportiva, bem como um dos modelos mais amados da Casa do Escorpião, pelo seu estilo, desempenho e histórico de triunfos - com vitórias por toda a Europa. Foi um automóvel lendário que inspirou os designers no Centro Stile Fiat e Abarth, que desenhou o seu sucessor, em 2009. Em 2021, exatamente 55 anos após o lançamento do histórico modelo, o projeto foi retomado pela Abarth Classiche, sendo aperfeiçoado para a criação de um automóvel que canaliza e moderniza, na totalidade, a personalidade do seu glorioso antecessor.

O Abarth Classiche 1000 SP faz eco das linhas e dos elementos estéticos que sublinharam a imagem do modelo dos anos 60. A carroceria - sinuosa, com ousados e amplos para-lamas que reforçam o impacto visual das rodas - faz eco do layout do motor deste spider. A geometria da traseira do Abarth Classiche 1000 SP sublinha a perfeita harmonia entre os faróis e o sistema de escape. A decoração exclusivamente vermelha e as entradas de ar características surgem em todo o lado, do capô dianteiro até às ranhuras de arrefecimento da traseira. Também os faróis respeitam o esquema minimalista do histórico 1000 SP, com dois simples ‘pontos’ na frente e um único par de faróis redondos atrás, enfatizando a sua impressionante largura quando visto de traseira. O modelo está equipado com um motor de 1.742 cc, capaz de gerar 240 cv às 6.000 rpm.

De produção limitada a apenas cinco unidades, o modelo desencadeou um imediato frenesi de comentários entre entusiastas e colecionadores, quando foi apresentado no recente Salão de Pádua. Apenas uma única unidade está disponível para venda.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail

Galeria de imagens

Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter