SURGE A PRIMEIRA IMAGEM DO NOVO PORSCHE 911 GT3 RS (992) E SEU DESCOMUNAL AEROFÓLIO

Após terem surgido inúmeros protótipos da nova geração do Porsche 911 GT3 durante suas diferentes fases de testes, esta é a primeira vez que podemos apreciar um exemplar da nova geração 992 do explosivo Porsche 911 GT3 RS. Versão que até agora não havia aparecido na rua, ou pelo menos com uma configuração que permitisse reconhecê-la.
Esta unidade de testes foi vista no complexo do circuito de Nürburgring e essa primeira imagem foi divulgada na conta do Instagram do piloto Jan-Erik Slooten, que precisamente conta em seu currículo com participações na Porsche Sports Cup, na Alemanha, de modo que sabe distinguir perfeitamente um exemplar de rua de um pertencente à copa monomarca alemã.
Como podemos ver na fotografia superior, esta unidade conta com notáveis diferenças em relação aos protótipos da versão 911 GT3 standard. Seu traço mais característico é o enorme aerofólio traseiro, mas se prestarmos atenção podemos descobrir várias diferenças com relação às versões GT3 que já havíamos visto.
O aerofólio também conta com os mastros tipo pescoço de cisne das últimas versões de competição do Porsche 911 e que também estão presentes na asa traseira dos protótipos do novo Porsche 911 GT3. Embora este elemento seja consideravelmente maior que o de seu irmão de linha, o que fez pensar que se trata de um aerofólio destinado realmente à competição. No entanto, outras características deste protótipo induzem a pensar que estamos diante da futura versão de rua. O para-choque traseiro é provisório, mas diferente daqueles que montam as unidades de testes do GT3 standard e parece que o dianteiro também é. Este exemplar conta com para-choques notavelmente mais volumosos, que combinam com os arcos de rodas notavelmente alargados. Eles parecem ocultar eixos de maior tamanho e seguramente um conjunto de rodas também maior.
Na parte dianteira há um novo splitter e aletas laterais, mas o que mais chama a atenção são as telas e a tampa que podemos encontrar sobre o arco de roda dianteiro direito. Esta tampa só pode ser a do tanque de combustível, embora chame a atenção que um elemento básico como este apareça de maneira tão provisória. Pelo estado tão primitivo deste exemplar podemos supor que o modelo se encontra em sua primeira etapa de testes, o que não é de estranhar, uma vez que se espera primeiro o lançamento da nova geração do 911 GT3, cujos protótipos há tempos estrearam sua configuração de carroceria definitiva. Assim, espera-se que a versão GT3 RS demore alguns meses a mais para chegar ao mercado.