SUZUKI JIMNY ESTREIA VERSÃO DE CINCO PORTAS NA ÍNDIA

A tão esperada versão de cinco portas do Suzuki Jimny finalmente está pronta. A marca japonesa apresentou esta nova versão do seu todo-terreno no Salão de New Delhi 2023, na Índia, atendendo à demanda de todos os clientes que pediam uma dose extra de versatilidade para o Jimny.
Para acomodar as portas traseiras e dar mais espaço aos bancos traseiros, a Suzuki estendeu 34 cm a distância entre os eixos. O porta-malas também incrementou seu volume, dos 85 litros da versão de três portas, a nova versão aumenta sua capacidade para 208 litros com todos os bancos em sua posição normal. No total, o Suzuki Jimny de cinco portas mede 3.985 mm, ou seja, 500.5 mm a mais que o modelo original.
Além das dimensões e de alterações específicas de equipamento, a nova versão do Suzuki Jimny se mantém tal e como a conhecemos. O design conserva cada um dos elementos do design original, exceto alguns novos detalhes cromados na grade. A bordo também se fala de uma nova tela táctil de 9.0 polegadas para as versões mais equipadas.
Os rumores apontavam que o Suzuki Jimny de cinco portas também estrearia um leve grau de eletrificação através de uma versão mild-hybrid, mas no final chegou à produção sem novidades. Conserva o motor aspirado de 1.5 litros com 105 cv e 135 Nm, disponível com transmissão manual de 5 velocidades ou automática de 4 relações.
Tratando-se de um crossover especializado, o Suzuki Jimny conta com toda a mecânica necessária para superar obstáculos difíceis: sua construção conta com um chassi do tipo escada, dispõe de um sistema de tração integral conectável, caixa reduzida e diferenciais específicos.
O Suzuki Jimny de cinco portas será fabricado inicialmente na Índia, em associação com a Maruti. Dali será exportado a outras regiões do mundo, como África e alguns países da América Latina. Tudo indica que mais adiante neste ano também começará a ser fabricado no Japão, o que aumenta as probabilidades de vê-lo no Brasil.