SUZUKI LC CONCEPT: UM TRIBUTO AO SUZULIGHT DE 1955
Os keicars são um segmento muito popular no Japão. Estes curiosos carros ultracompactos, com formas majoritariamente retilíneas, destacam-se por seu reduzido tamanho, sua versatilidade e suas importantes vantagens fiscais.
Sem dúvida, um destes veículos mais estranhos já criados é o Suzuki LC (abreviatura de Light Car, carro leve), um protótipo apresentado em 2005 com um design retro que lembrava vagamente o FIAT 850.
Na realidade, o objetivo dos designers japoneses não era em absoluto copiar o pequeno carro italiano, nem sequer o Mini clássico, que lembra pela forma circular dos faróis. De fato, o LC é uma homenagem ao Suzulight, o primeiro Suzuki criado e apresentado em 1955.
Com apenas 3.2 metros de comprimento, o LC tinha capacidade para dois adultos e o interior era tão extravagante como o exterior, até o ponto de que parecia puxado diretamente dos anos 50, embora os componentes e o estofamento fossem modernos. Certamente, o couro vermelho e o tecido quadriculado dos bancos faziam com que este Suzuki não passasse despercebido.’
Pequeno por fora, pequeno por dentro e com um motor de baixa cilindrada. Este LC tinha um motor realmente diminuto: um bloco tricilíndrico de 660 cm³, cuja potência não foi declarada. A transmissão era uma automática de 4 velocidades e o carro se movia com o eixo traseiro.
O desempenho não era de natureza esportiva, mas dadas as reduzidas proporções da carroceria era razoável pensar que o pequeno motor podia proporcionar potência suficiente para as concorridas ruas de Tokyo.
Infelizmente, o LC não se converteu em um modelo de produção, mas não é descartada a possibilidade de que a Suzuki retome este concept no futuro, talvez como uma versão eletrificada, de acordo com os tempos ecológicos.