SUZUKI XL6 FOI RENOVADO NA ÍNDIA

A Suzuki iniciou uma ambiciosa ofensiva de produto para consolidar sua posição em um dos mercados emergentes mais relevantes, a Índia. Nos últimos tempos o fabricante japonês, que opera neste país através do conglomerado automobilístico Maruti-Suzuki, está renovando seus modelos mais veteranos e introduzindo outros novos para dar um impulso às suas vendas.
A última novidade lançada foi o novo Suzuki XL6. Um modelo que fechou o convulsionado ano de 2021 marcado pela crise de estoque como o 22º carro mais vendido na Índia encostando nos 40.000 veículos. Agora, sofre um facelift de atualização de meio ciclo de vida que permitirá a esta geração enfrentar o resto de vida comercial que tem pela frente.
Quanto às mudanças deste modelo da Suzuki, na verdade basta dar uma rápida olhada nas imagens divulgadas pela marca para descobrir os traços mais característicos do novo XL6. Foi desenvolvido sobre a base da nova linguagem de design ‘Crafted Futurism’. É o segundo modelo da empresa a adoptar esta interessante filosofia.
É importante ter em conta que, por tratar-se de um facelift, a maior parte das novidades estéticas se concentram na parte dianteira. A frente apresenta uma nova grade e grupos ópticos atualizados nos quais é utilizada a tecnologia LED. Se passamos para a vista lateral, fica revelada a essência original deste modelo. As proteções de plástico, as barras de teto e a altura livre da carroceria sugerem um veículo aventureiro.
Terminando o tour pelo exterior na parte traseira, também há novidades. Destaque para as lanternas traseiras e as proteções de plástico incorporadas no próprio para-choque. A Suzuki aproveitou esta atualização para incrementar o nível de personalização do XL6. Além de incorporar novas roda de 16 polegadas, há opções de acabamento bicolor para a carroceria com o teto em contraste.
O novo Suzuki XL6 mede 4.445 mm de comprimento, 1.775 mm de largura, 1.755 de altura e conta com uma distância entre os eixos de 2.740 mm.
Com relação ao interior do novo XL6, surge um habitáculo onde a marca buscou priorizar o conforto e ao mesmo tempo melhorou a dotação tecnológica. O centro nevrálgico é uma tela táctil de 7.0 polegadas. Um componente fundamental para manejar o sistema de infotainment SmartPlay Pro.
O quadro de instrumentos tem uma configuração bastante clássica onde dois mostradores analógicos se combinam com uma pequena tela de informação a cores. Também cabe destacar o volante multifuncional e o módulo da climatização.
A marca tampouco descuidou do equipamento de segurança. O novo XL6 conta com múltiplos airbags (frontais e laterais), câmera de visão 360º, sensor de pressão dos pneus, ESP e assistente de partida em rampas. Tudo isso sobre a plataforma HEARTEC com uma elevada rigidez torsional.
Quanto à parte mecânica, se dermos uma olhada debaixo do capô do novo XL6 encontraremos um motor a gasolina 1.5 litros Dualjet VVT que desenvolve uma potência de 103 cv e 137 Nm de torque máximo. Este bloco pode ser acoplado a uma transmissão manual de 5 velocidades ou a uma caixa automática de 6 relações que é oferecida junto com aletas de câmbio montadas na coluna de direção.
O livro de pedidos do novo XL6 já está aberto na Índia. Este novo modelo da Suzuki tem um preço de partida equivalente a cerca de 71.200 reais pelo câmbio atual.