TECHART GRAND GT: O PORCHE PANAMERA SPORT TURISMO RECEBE UM DOSE EXTRA DE VITAMINAS
Embora grande parte dos olhares continue sendo recebida pelo revolucionário Porsche Taycan, a marca de Zuffenhausen também continua melhorando a fórmula do seu famoso Panamera, que no ano passado recebeu sua última renovação.
Uma renovação que também foi melhorada além da linha original com as distintas preparações. Uma das mais destacadas acaba de chegar através de uma empresa fiel aos modelos da Porsche, como é o caso da TechArt, que apresentou o GrandGT, uma musculosa versão do novo Panamera que esconde muito mais que um novo e alargado kit de carroceria.
Isso porque sobre a base do Panamera Sport Turismo surge um novo kit de carroceria que graças aos seus para-lamas estendidos aumentou a largura do shooting brake alemão em 50 mm na parte dianteira e até 80 mm na traseira, adicionando também uma boa quantidade de peças aerodinâmicas, como um para-choque dianteiro com entradas de ar maiores para melhorar a refrigeração, saias laterais, além de uma traseira com um aerofólio e um difusor com espaço para sua quádrupla saída do sistema de escape de titânio com revestimento de fibra de carbono.
Também de fibra de carbono é o novo capô, que com suas aberturas também melhora a gestão do fluxo de ar, enquanto que tampouco falta um jogo de rodas de 21 e 22 polegadas de cor escura e completamente novo.
Como é costume no especialista alemão, o interior também foi retocado consideravelmente com altas doses de couro e Alcantara com diferentes desenhos e cores disponíveis com costuras em contraste, acompanhados de molduras de fibra de carbono e novos logos TechArt para o volante, as portas, bancos e tapetes.
Mas a TechArt não costuma limitar-se a modificações estéticas, de modo que também melhorou o desempenho do Porsche Panamera com um novo sistema de gestão do motor, que sem alterar o software original do bloco V8 de 4.0 litros biturbo da Porsche, consegue somar aos modelos GTS e Turbo S cerca de 182 cv e 150 Nm, e 90 cv e 130 Nm respectivamente. Isso se traduz em um total de 669 cv e 770 Nm de torque no Panamera GTS, que agora pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3.4 segundos, e 720 cv e 950 Nm no Turbo S, que baixa a 3.0 segundos o mesmo sprint. As velocidades máximas se situam agora em 305 e 315 km/h.