TECNOLOGIA A SERVIÇO DA SEGURANÇA E DO DESIGN: OS SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO DO AUDI Q3
Michael Kruppa, Chefe de Desenvolvimento de Iluminação Frontal, é responsável por diversas áreas de desenvolvimento na Audi há mais de dez anos. Juntamente com sua equipe, ele desempenha um papel fundamental para garantir que os modelos da marca dos quatro aros ofereçam a melhor segurança possível no trânsito, mesmo em condições de baixa visibilidade e escuridão. Nesta entrevista, Kruppa explica o que torna os faróis bons e o que diferencia o novo Audi Q3 da concorrência em termos de iluminação.
Sr. Kruppa, por que bons faróis são tão importantes?
Michael Kruppa: O anoitecer mais cedo e as condições climáticas mais adversas, especialmente agora no outono e inverno, representam um risco maior no trânsito. Por um lado, como condutor, quero que a área em que estou viajando seja o mais bem iluminada possível para me sentir seguro. Por outro lado, é muito importante que os outros usuários da estrada me vejam a tempo. Muitas vezes, alguns segundos fazem a diferença crucial para evitar uma situação perigosa. Ver e ser visto é o mais importante no trânsito. Uma boa iluminação não é apenas uma questão de conforto ao dirigir; ela também aumenta significativamente a segurança. Ela também cria valor de reconhecimento. Na Audi, os clientes têm inúmeras opções para personalizar sua iluminação. Diversas assinaturas de luz digitais diferentes podem ser selecionadas no MMI, juntamente com cenários de iluminação correspondentes para as funções coming home/leaving home.
O que distingue a iluminação inteligente da Audi?
Michael Kruppa: A iluminação inteligente se adapta ativamente à situação de direção e proporciona maior segurança para todos os usuários da estrada. A iluminação que desenvolvemos na Audi é projetada para evitar ofuscamento. Nossos faróis Matrix LED detectam veículos à frente e o tráfego em sentido contrário e bloqueiam automaticamente a luz que poderia ofuscá-los. Isso significa que o condutor não precisa mais ativar manualmente os faróis altos. Isso garante que sempre haja luz suficiente à frente, permitindo que você mantenha o foco por mais tempo e, consequentemente, dirija com mais segurança. O desenvolvimento mais inovador que usamos atualmente na iluminação frontal da Audi são os faróis digitais Matrix LED. Eles apresentam inúmeras funções de iluminação adaptativa e podem projetar imagens de luz diretamente na estrada: são inteligentes e inspiradores.
Quais são os fundamentos técnicos de uma boa iluminação?
Michael Kruppa: O requisito básico é que a luz funcione de forma confiável. Quando eu a ligo, ela deve aparecer imediatamente. Além disso, agora podemos influenciar muitos parâmetros, como brilho e cor. Houve avanços significativos na tecnologia LED recentemente. Nossas atividades de desenvolvimento nos últimos quatro ou cinco anos nos levaram a começar a digitalizar a iluminação. Ao mesmo tempo, estamos continuamente otimizando outros aspectos. Nossos faróis Matrix LED com tecnologia micro-LED são particularmente impressionantes devido ao seu menor espaço de instalação, menor peso e maior eficiência. Eles também têm maior luminosidade e melhor contraste, o que significa que têm melhor desempenho em condições de visibilidade difíceis.
A tecnologia micro-LED que você acabou de mencionar está sendo usada pela primeira vez no novo Audi Q3. Como funciona?
Michael Kruppa: A digitalização da luz desempenha um papel fundamental aqui. Desenvolvemos uma fonte de luz de tal forma que podemos usá-la quase como um projetor de vídeo. O módulo micro-LED, com aproximadamente 13 milímetros de largura, possui um chip com 25.600 micro-LEDs minúsculos, cada um com cerca de 40 micrômetros de tamanho, que podem ser controlados individualmente. Isso permite que o sistema ajuste a iluminação da estrada de acordo com a situação. Por exemplo, as funções de orientação luminosa, conhecidas como luzes de orientação e de faixa, agora estão muito mais intimamente ligadas às funções de assistência ao motorista. Como resultado, podemos oferecer aos nossos clientes ainda mais segurança. Estamos introduzindo faróis Matrix LED com esta nova tecnologia micro-LED pela primeira vez na classe compacta no novo Audi Q3.
Quais benefícios específicos essa tecnologia oferece aos condutores?
Michael Kruppa: Imaginemos o seguinte: o carro projeta duas linhas na estrada enquanto dirijo. Essas linhas me ajudam a manter o centro da minha faixa e indicam a posição do veículo na faixa atual. Esta é a luz de orientação. Quando entro em uma rodovia, a imagem da luz projetada muda. O carro sabe que estou na rodovia e pode iluminar a faixa dinamicamente. Esta é a marcação de faixa com a luz de orientação. Se eu quiser mudar de faixa, o sistema de iluminação me ajuda exibindo o indicador de direção ativo na borda da marcação de faixa, dependendo se estou sinalizando para a esquerda ou para a direita. A vantagem para os outros usuários da estrada é que eles podem ver com antecedência que eu quero mudar de faixa. Tudo isso é possível no Audi Q3 graças aos faróis digitais Matrix LED com nossa nova tecnologia micro-LED. Ele oferece aos nossos clientes orientação e segurança e, em última análise, uma experiência de direção positiva. E, dependendo das suas preferências, você também pode desativar essas funções no MMI.
Quais usuários da estrada se beneficiam mais com a tecnologia de iluminação digital do novo Q3?
Michael Kruppa: Além da segurança dos ocupantes do veículo, outros usuários da estrada também se beneficiam deste sistema. Por exemplo, pedestres, ciclistas e ocupantes de outros veículos. Mas também nos concentramos naqueles que não sabem que estão se colocando em uma situação perigosa, como animais que podem atravessar a rua ao anoitecer. Queremos detectá-los com antecedência suficiente para reagir, frear ou até mesmo tomar medidas evasivas.
Símbolos de advertência também podem ser projetados?
Michael Kruppa: Sim, esse é outro exemplo das vantagens da digitalização. Por exemplo, quando a temperatura externa cai abaixo de 5 graus Celsius, o sistema projeta um floco de neve na estrada - exatamente o mesmo símbolo normalmente visto no painel de instrumentos. Como condutor, recebo a informação instantaneamente e sei que a estrada pode estar muito escorregadia.
Por que a iluminação avançada é mais importante hoje do que nunca?
Michael Kruppa: Porque combina segurança e conforto, ao mesmo tempo que melhora a concentração do condutor. Uma boa iluminação significa que posso enxergar mais, ficar mais visível e reagir mais rapidamente a qualquer situação. Sistemas modernos de iluminação digital, como os do novo Audi Q3, elevam a segurança no trânsito a um novo patamar.