TESLA ABRE PATENTES A OUTRAS MARCAS
Elon Musk, CEO da Tesla Motors, escreveu no blog da marca que a sua ideia inicial era acelerar a multiplicação de soluções de transporte sustentáveis e que “se criamos um caminho aberto para a introdução de veículos elétricos, mas depois deixamos para trás bloqueios de propriedade intelectual, então estamos agindo contra o nosso objetivo inicial”.
Assim, todas as patentes da marca de veículos elétricos foram suspensas para que as outras marcas possam usar a sua tecnologia sem sofrer represálias judiciais. Musk também adianta que muitas vezes, as patentes “apenas servem para limitar o progresso” e que “a liderança tecnológica não é definida por patentes, mas sim pela capacidade de atrair e motivar os engenheiros mais talentosos do mundo”.
Além da liberação das patentes da marca, Elon Musk reuniu-se com a BMW para encontrar uma maneira de aumentar a popularidade dos carros elétricos. Em declarações à Reuters, um porta-voz da BMW disse que “ambas as companhias estão fortemente empenhadas no sucesso da mobilidade elétrica e discutiram como poderiam fortalecer o seu desenvolvimento a nível internacional”.
Utilizando as estações de carregamento rápido da marca americana, as baterias podem ser recarregadas até 80% em menos de 20 minutos. Com a adoção de um sistema de carregamento através de tomadas SAE, outras marcas podem também usufruir de carregamentos rápidos semelhantes, como o Chevrolet Spark e BMW i3. Para garantir a autonomia dos seus carros, a Tesla está desenvolvendo uma rede de estações de carregamento ao longo de pontos-chave das “autobahns” alemãs.