TESLA ANUNCIA SUAS BATERIAS DE USO DOMÉSTICO

- O conjunto de baterias de íon-lítio Powerwall, que pode ser instalado em casa, permite carregar o veículo elétrico, e em caso de necessidade, abastecer a residência.
A Tesla Motors apresentou o Powerwall e o Powerpack, um conjunto de baterias de íons-lítio, disponível nas versões de 7 ou 10 kWh, de instalação doméstica, com o intuito de proporcionar o carregamento de veículos elétricos em casa/escritório e ao mesmo tempo, caso necessário, abastecer o imóvel com energia elétrica.
O novo equipamento, que pode ser instalado dentro ou fora do edifício, possui um sistema de refrigeração próprio. Uma vez ligado à rede elétrica, permite acumular energia tornando o custo com a eletricidade mais baixo. Quando um carro é conectado, assume a tarefa do carregamento de suas baterias.
A Tesla diz que o Powerwall pode ser ligado a painéis solares, reduzindo assim a dependência da rede elétrica convencional e promovendo o carregamento gratuito do carro. A versão com menos potência, o Powerwall, serve para utilização diária convencional. Já o mais potente, Powerpack, permite que, caso haja um corte de energia, o dispositivo possa abastecer um edifício maior por um curto período de tempo.
A Tesla diz que esta solução de 10 kWh permite que as empresas se beneficiem de uma redução de tarifas, mudando o seu perfil de consumo de energia. A instalação desta “wallbox” terá sempre que ser efetuada por um técnico. Os preços variam entre 3.000 e 3.500 dólares, respectivamente. A garantia é de 10 anos.
O parceiro da Tesla neste novo produto é a SolarCity Corp, responsável pela instalação. As duas empresas já testaram as novas baterias em cerca de 300 residências na Califórnia, assim como em empresas. Por enquanto, as novas baterias serão produzidas na fábrica da Tesla na Califórnia, sendo que o local da produção deverá mudar para a Gigafactory, que será inaugurada no estado de Nevada no próximo ano.