TESLA ATRASA MAIS UMA VEZ O MODEL X

No Salão de Detroit de 2013 a Tesla apresentou o concept Model X, anunciando a sua intenção de entrar no segmento dos SUVs. Apesar da chegada do modelo estar prevista para o final de 2014, a sua entrada em comercialização tem sido sucessivamente atrasada, com o novo prazo apontado para o início do segundo semestre de 2015.
O CEO da Tesla, Elon Musk, explicou que o problema agora está relacionado com o processo de produção em massa, indicando que não existiria nenhuma dificuldade em fabricar algumas centenas de unidades do Model X, "mas quando se trata de produzir em grande quantidade e em um longo período de tempo, é outra história". Com o chassi, motor e transmissão sendo idênticos aos do Model S, estes elementos não estão em questão, mas o mesmo não se pode dizer das portas de abertura vertical "em gaivota" e a colocação de uma terceira fila de assentos no SUV. O design, capacidade estanque e o movimento das portas traseiras será mesmo uma das principais dores de cabeça de momento para o fabricante americano.
Estes são dois elementos novos no processo de produção da Tesla e também por isso um desafio que tem atrasado o projeto. Segundo Musk, o objetivo é utilizar as lições que foram aprendidas com o Model S, de forma a detectar desde já pequenas falhas que podem surgir em um de cada 100 automóveis produzidos. O CEO da empresa de diz que é preferível ter atrasos nesta fase do projeto, para que no momento da apresentação, o Tesla Model X possa ser um automóvel que cumpra totalmente as expectativas dos clientes.