TESLA FARÁ UMA VIAGEM EM CONDUÇÃO AUTÔNOMA COMPLETA DE LOS ANGELES A NEW YORK
O CEO da Tesla, Elon Musk, participou da conferência TED2017 celebrada na semana passada em Vancouver, onde deu boas pistas sobre as novidades que estão sendo preparadas pela marca americana, entre as quais podemos destacar o próximo teste de condução autônoma completo, enviando um veículo de Los Angeles a New York sem contar com intervenção humana.
De acordo com Musk, em novembro ou dezembro deste ano, a Tesla fará uma demonstração enviando um de seus veículos, já equipado com o seu sistema de condução autônoma mais avançado, de um estacionamento de Los Angeles até um estacionamento situado em New York. Durante todo o trajeto, o comando do veículo deverá estar sob controle do sistema sem que haja intervenção humana em nenhum momento.
Esclarecendo ainda que não será uma rota pré-programada com antecedência, mas uma viagem real, adaptando-se em tempo real às condições de tráfego reais e inclusive permitindo mudanças de rota a qualquer momento, ou seja, o veículo realmente será conduzido sozinho, não executando um programa pré-definido com antecedência.
Segundo o CEO da Tesla, o sistema Autopilot que está sendo desenvolvido pela empresa atualmente será muito mais eficiente que qualquer ser humano. Essa é uma meta que foi fixada pelo fabricante para poder oferecer seu sistema completo de condução autônoma, de maneira que seja indiscutível tanto por clientes como por outros fabricantes. Trata-se de um sistema de nível 4 ou 5 de condução autônoma.
Elon Musk também foi consultado pelos organizadores do evento, sobre a capacidade da Tesla para poder circular com o sistema Autopilot nos centros urbanos sem intervenção humana, ao que Musk respondeu elogiando o esforço contínuo da marca em desenvolver um sistema de ‘visão’ apoiado por câmeras e sistemas GPS. Segundo Musk, somente com as câmeras já é possível aumentar o rendimento de um ser humano.