TESLA MODEL 2: ADIANTANDO COMO SERÃO OS NOVOS MODELOS COMPACTOS DA TESLA

O novo modelo de acesso da Tesla será uma realidade antes do que se imaginava. Embora não se trate de um modelo como tal, mas de uma pequena linha composta por vários modelos de diferentes tipologias que serão fabricados fora dos Estados Unidos, ou seja, na Alemanha e na China. Isso é tudo o que sabemos dos novos modelos pequenos da marca americana.
Os responsáveis pela empresa americana já estão há vários anos apontando a possibilidade de lançar um novo modelo de acesso à linha. Embora nunca tenham detalhado a configuração e possíveis especificações deste modelo, sempre se presumiu que seria um hatchback compacto.
De fato, todas as recreações que vimos até agora deste hipotético modelo de acesso, mostram um Tesla Model 3 recortado, sem o pequeno volume traseiro do porta-malas.
Embora tanto Elon Musk como outros porta-vozes da empresa tenham falado desta nova linha de produto em várias ocasiões nos últimos anos, a verdade é que durante este tempo a mídia sempre destacou o mesmo conceito quando falamos deste futuro modelo. No entanto, depois das últimas declarações e sobretudo dos últimos movimentos da empresa a respeito, surgiram novos informes que jogaram um pouco de luz sobre esta nova linha de produto. E não será exatamente como se pensava.
Nos últimos meses escutamos declarações de responsáveis da empresa sobre este novo modelo de acesso, afirmando que seria destinado principalmente para baratear a oferta da linha e criar um novo escalão de acesso, destinado sobretudo aos mercados internacionais, ou seja, Europa e Ásia/Oceania. Neste último caso assinalando diretamente a China, pois é o maior mercado dessa região.
A Tesla agora tem novos planos e uma renovada infraestrutura nesses mercados. A fábrica de Shanghai já está operando e montando exemplares do Tesla Model 3, o que propiciou que este modelo se tornasse o elétrico mais vendido da China nos últimos meses. De maneira paralela, a empresa iniciou a construção de uma fábrica similar em Berlin, na Alemanha, cuja produção servirá principalmente para abastecer de uma maneira mais eficiente e econômica o mercado europeu.
No momento estas novas instalações servirão para montar os modelos existentes da empresa, embora já haja planos para que estas plantas sejam a base de novos produtos. Como é o caso de Shanghai, onde o fabricante está criando um novo centro de Pesquisa e Desenvolvimento para o qual já divulgou inúmeras ofertas de trabalho e que incluíam o esboço de um novo modelo de tamanho compacto, que foi interpretado como o primeiro teaser do modelo.
De acordo com os últimos relatos, que surgiram após o anúncio da criação do novo centro de P+D na China e as últimas declarações de Elon Musk, o novo modelo serão realmente dois. Pois da mesma maneira que todas as linhas de produto da Tesla até agora tiveram duas versões de carroceria, sedan e crossover, o novo escalão de acesso também seguirá esta estrutura e será uma linha composta por duas versões de carroceria comercializadas como dois modelos separados. Ao estilo dos Model S/Model X e Model 3/Model Y.
Portanto, vamos encontrar um hatchback de carroceria convencional como qualquer outro veículo compacto de 5 portas, que será um rival do novo Volkswagen ID.3. Enquanto que por outro lado, haverá um modelo com carroceria crossover, provavelmente utilizando a mesma plataforma e componentes mecânicos que o hatchback. Se tivéssemos que apostar, seria em um derivado recortado da plataforma dos Model 3/Model Y. Segundo estes mesmos relatos, o novo hatchback elétrico será fabricado na nova planta de Berlin, o que faz muito sentido, uma vez que os principais consumidores de modelos hatchback convencionais são os europeus. Enquanto que o crossover compacto será fabricado na planta de Shanghai, embora este último deva ser um modelo comercializado globalmente, em todos os mercados onde a Tesla está presente.
Por enquanto ninguém sabe realmente como serão estes novos modelos da Tesla. Na verdade, é muito provável que nem sequer os próprios responsáveis da empresa tenham isso claro, pois falamos de modelos que estão a vários anos de serem apresentados e que provavelmente ainda se encontrem nas primeiras etapas de sua concepção. Se é que a empresa realmente iniciou o seu desenvolvimento, algo que por enquanto ninguém relacionado com a Tesla chegou a confirmar, embora os executivos da marca adorem anunciar seus modelos com anos de antecedência.