TESLA MODEL 3 TM3 510 BY MANHART: MAIS DE 500 CV PARA O SEDAN ELÉTRICO AMERICANO
Estamos mais do que acostumados a ver modelos de marcas europeias, sobretudo os de alto desempenho, sendo preparados por especialistas do mercado de acessórios, mas não é toda hora que vemos programas com exemplares da Tesla. No entanto, a Manhart acaba de apresentar o TM3 510 a partir do Model 3 Performance.
As mudanças não são apenas estéticas, mas também no chassi. Na verdade, o mais importante reside na nova suspensão, com molas do especialista H&R, que reduzem a altura livre em relação ao solo do conjunto.
Por sua parte, as novas rodas Manhart Barracuda de 21 polegadas, acabadas em cinza platino, são bastante chamativas, embora os clientes possam escolher a cor de sua preferência. São calçadas com pneus de perfil baixo 235/30.
A Manhart também adiciona um novo splitter dianteiro de carbono ao Tesla Model 3, e não é a única melhoria visual do carro elétrico. Um conjunto de adesivos acabados em vermelho e cinza adornam o exterior, com uma faixa que cobre o capô e o porta-malas.
O sedan também recebe detalhes vermelhos nos retrovisores e uma sutil inscrição ‘Manhart’ na parte inferior das portas, acentuada com uma faixa vermelha. Mas o adesivo mais curioso é o que dá a aparência de uma grade com uma tela hexagonal de estilo colmeia.
Embora a Manhart não tenha melhorado o minimalista interior do Model 3, o especialista alemão oferece mudanças no habitáculo se for solicitado. A empresa também pode otimizar o sistema de freios para melhorar sua eficácia. Este modelo conta com vidros traseiros escurecidos, que combinam com a imagem esportiva do conjunto.
De série, o Model 3 Performance, com dois motores e tração total, desenvolve 480 cv e 639 Nm combinados, mas o TM3 510 chega até os 513 cv e 660 Nm. Estas mecânicas são alimentadas por uma bateria de íons de lítio com 82 kWh de capacidade, ou seja, a mesma que a de série.
Muitos podem achar que se trata de uma potência extra um pouco decepcionante, mas é preciso considerar que os fabricantes de automóveis elétricos bloqueiam o software do carro para que não possam ser pirateados, por isso a dificuldade para conseguir mais potência.
O que está claro é que este TM3 510 irá se destacar bastante em qualquer ponto de carga. A Manhart não forneceu os preços dessa preparação. Na Europa, dependendo do mercado, o Tesla Model 3 Performance de série, com 547 quilômetros de autonomia, custa por volta dos 60.000 euros.