TESLA MODEL X 2021: O SUV ELÉTRICO SE ATUALIZA E SUPERA OS 1.000 CV

Acabou a espera, a atualização do Tesla Model X acaba de chegar. O primeiro crossover desenvolvido pela Tesla sofre uma atualização que permitirá a essa geração enfrentar o resto de vida comercial que tem pela frente. Um facelift que traz consigo importantes novidades que vão muito além de uma simples mudança a nível estético.
Muitas das mudanças realizadas pela Tesla têm como objetivo principal melhorar a eficiência. No entanto, não podemos ignorar a parte tecnológica, já que em termos de equipamento também há melhorias relevantes, sendo que o interior levou o grosso das modificações.
Basta dar uma rápida olhada nas imagens para descobrir em que mudou o exterior do Model X. As mudanças se concentram na parte frontal, onde o para-choque foi redesenhado. A isso há que somar novas rodas cujo desenho também está focado em aperfeiçoar o rendimento aerodinâmico. E mais, a Tesla é taxativa nesse aspecto. O novo Model X é o SUV com o coeficiente aerodinâmico mais baixo do mundo: 0.25.
As mencionadas rodas estão calçadas com novos pneus de alto rendimento que oferecem uma melhor condução, o que é da mesma forma relevante por tratar-se de um carro elétrico, reduzindo a resistência à rodagem. Isso se traduz em uma redução do consumo energético, o que permite melhorar a autonomia.
Cm relação ao interior do novo Model X encontraremos um habitáculo profundamente renovado. De série conta com uma configuração de cinco lugares, mas devemos considerar que o SUV da Tesla é oferecido também em versões de seis e sete lugares. Seu grande tamanho permite que tal quantidade de passageiros adultos viajem com um elevado nível de conforto.
O painel e o console central foram redesenhados. A tradicional tela vertical foi aposentada e em seu lugar foi instalada uma nova e enorme tela táctil de 17 polegadas de design panorâmico com uma resolução de 2200 x 1300. Nesse aspecto podemos dizer que segue a linha marcada na ocasião pelo Tesla Model 3, e mais tarde pelo Tesla Model Y. A isso devemos somar outro dos componentes que mais controvérsia gerou, o novo volante, cujo desenho tão pouco convencional gerará opiniões conflitantes.
Toda a gestão do veículo passa pelo próprio volante e a mencionada tela. A Tesla eliminou as alavancas, inclusive os intermitentes são ativados através de botões tácteis situados no próprio volante. Os controles de temperatura tri-zona, bancos dianteiros ventilados e a filtragem HEPA fazem parte do equipamento de série. Além disso, os passageiros menores que viajarem nos lugares traseiros se beneficiarão de uma nova tela central táctil ideal para entretenimento e videojogos.
As opções de conectividade são igualmente suficientes, com tecnologia Bluetooth multidispositivo, conexão sem fios e carga rápida por USB tipo C para cada passageiro. E mais, o nível de energia é o suficiente para um laptop. A tudo isso é preciso somar um sistema de som com 22 alto-falantes e cancelamento ativo de ruído que encantará os condutores entusiastas da música.
O enorme para-brisa panorâmico é outra das características próprias do Model X. O renovado modelo da Tesla acomoda um volume de carga máximo de 2.575 litros, incluindo o porta-malas dianteiro.
Além das novidades estéticas e tecnológicas citadas anteriormente, devemos focar na forma que foi estruturada a nova linha Model X 2021 e, o que é igualmente importante, analisar a dotação de cada uma das versões. Os condutores que estejam pensando em adquirir um carro e enxerguem no Model X uma opção interessante, têm à sua disposição as versões Long Range e Plaid.
Com relação ao equipamento de série mais destacado podemos citar: rodas Cyberstream de 20 polegadas; interior de cinco lugares; decoração em ébano; piloto automático; volante Yoke; Bluetooth multidispositivo; sistema de som premium com 22 alto-falantes e cancelamento ativo de ruído; três telas, una central dianteira de 17 polegadas, uma tela HD na frente do condutor e uma tela traseira que permite curtir conteúdos multimídia; bancos com aquecimento para cada passageiro e bancos dianteiros ventilados; climatizador com controle de temperatura para três zonas; sistema de filtragem de ar HEPA; teto de vidro escurecido com proteção ultravioleta e infravermelha; console central dianteiro com porta-copos e armazenamento; porta-malas traseiro com abertura e fechamento automático; espelhos retrovisores externos ajustáveis e dobráveis eletricamente, térmicos e com função antiofuscamento; carregador sem fios para telefones móveis compatíveis; conexão USB tipo C para cada passageiro; conectividade premium por 3 anos para usar navegação por satélite, navegador de internet, karaoke, vídeo e música em streaming.
O novo Tesla Model X Plaid com seus mais de 1.000 cv de potência é a versão de referência que poderemos encontrar na nova linha Model X em relação a desempenho e esportividade. Oferece um desempenho extraordinário considerando o tamanho do veículo e não renuncia o seu lado mais familiar e prático. No entanto, a versão Long Range concentrará o grosso das vendas, já que oferece uma autonomia superior e, sobretudo, um preço de venda mais acessível.
O configurador do novo Model X já está aberto para os mercados onde o veículo é comercializado. A Tesla confirmou que as entregas começarão a partir do segundo semestre.