TESLA PLANEJA UM TAXI AUTÔNOMO SEM VOLANTE NEM PEDAIS PARA 2024

Elon Musk é um homem com uma capacidade natural para gerar expectativa entre seus fiéis seguidores. Há poucas semanas, durante uma reunião com os investidores para analisar os resultados trimestrais da empresa, afirmou que a Tesla planeja um taxi autônomo sem volante nem pedais para 2024. O carro chegará em apenas dois anos, e isso, talvez, seja otimista demais.
Musk definiu o veículo como “robotaxi dedicado” e afirmou que estará “altamente otimizado para a autonomia”. O CEO da Tesla reiterou que não terá nenhum controle físico (volante ou pedais) para o condutor, o que significa que sua chegada depende de que a empresa complete o desenvolvimento de seu sistema de condução autônoma nos próximos dois anos.
O plano da Tesla para que seu taxi autônomo chegue ao mercado em 2024 é um pouco ambicioso se considerarmos que não existe uma legislação que cubra este tipo de veículos, nem sequer nos Estados Unidos. Esta pode ter sido a razão que Musk não tivesse falado sobre os possíveis clientes para o ‘robotaxi’, nem aceitou responder às perguntas dos investidores, que queriam saber se o veículo será oferecido às frotas ou se o consumidor poderá comprá-lo diretamente.
Durante a inauguração da Gigafábrica da Tesla em Austin (Texas, Estados Unidos), Elon Musk disse que o táxi autônomo terá um “design de aspecto futurista”, de modo que poderá assemelhar-se mais ao que é um Tesla Cybertruck que a um Tesla Model S. O responsável máximo da empresa americana não entrou em mais detalhes, e só afirmou que o veículo oferecerá “o custo por quilômetro mais baixo considerado em sua totalidade” e que será “de 5 a 10 vezes menor”.
Anteriormente, a Tesla havia mencionado que estava construindo um veículo completamente autônomo com um preço por volta de 25.000 dólares que poderia ou não ter volante. De qualquer forma, o anúncio da Tesla deixa à marca apenas 32 meses para solidificar a produção, a legislação e aperfeiçoar seu software de condução autônoma para cumprir com os padrões da autonomia de Nível 5.