TESLA PODERÁ CONSTRUIR FÁBRICA NA ESLOVÁQUIA
A Tesla está à procura do local ideal para instalar uma fábrica em território europeu, e segundo a imprensa internacional, iniciado conversações com o Governo da Eslováquia para instalar uma unidade de produção no país.
A informação foi publicada no AutoblogGreen, tendo o jornal The Slovak Spectator adiantado que o fabricante norte-americano já está em conversações com o Ministério da Economia e a Agência para o Desenvolvimento de Investimentos e Comércio (SARIO) da Eslováquia para fechar um acordo que permita a instalação da fábrica no país, que já acolhe fábricas da Kia e dos grupos Volkswagen e PSA Peugeot Citroën, as quais produziram um total de 980 mil veículos em 2013.
Neste sentido, a publicação eslovaca cita uma porta-voz do Ministério da Economia, Miriam Žiaková, que confirmou as negociações: “A agência SARIO estabeleceu um contato com representantes da Tesla Motors que estão considerando abrir uma fábrica na Europa a longo prazo”.
No entanto, Elizabeth Jarvis-Shean, Diretora de Comunicações da Tesla, quando questionada sobre o assunto, respondeu de forma simples: “A história parece-me especulação e não comentamos esse tipo de rumor”.
Mesmo que se concretize a construção da fábrica na Eslováquia ou em outro país europeu, é pouco provável que a unidade de produção comece a funcionar nos próximos anos, uma vez que o CEO da Tesla, Elon Musk, afirmou recentemente que só teria interesse em abrir uma fábrica quando vendessem cerca de 160 mil veículos por ano na Europa, algo que parece ainda estar longe de acontecer, uma vez que, de acordo com a Jato Dynamics, a Tesla comercializou cerca de 3.500 unidades no mercado europeu.
Entretanto, a Tesla Motors inaugurou no ano passado, um centro de logística e de distribuição em Tilburg, na Holanda, onde armazena componentes do Tesla Roadster e do Model S.