TESLA PRODUZIRÁ TAMBÉM MOTORES E TRANSMISSÕES EM SUA GIGAFÁBRICA DE NEVADA

Inicialmente, a Gigafábrica da Tesla Motors no estado americano de Nevada foi concebida como uma instalação para produzir anualmente um grande volume de baterias que são utilizadas pelos diferentes modelos elétricos que compõem a linha da marca americana. No entanto, o incremento da demanda e o auge que está vivendo a mobilidade elétrica, fizeram com que a Tesla revisasse o planejamento da utilização dada inicialmente à planta.
Brian Sandoval, Governador de Nevada, confirmou através de sua conta oficial no Twitter que a Tesla Motors produzirá também motores e transmissões em sua Gigafábrica. A produção de ambos os componentes vitais para os carros elétricos da empresa terá início com o lançamento do Tesla Model 3, o novo modelo da marca que se situará como a opção de acesso à linha, tanto em preço como em desempenho.
As reservas e pedidos do Tesla Model 3 superaram todas as expectativas e se o fabricante americano pretende cumprir com os prazos de entrega previstos, deverá dispor de uma maior capacidade de produção. Segundo as estimativas iniciais e os dados revelados por Sandoval em um recente discurso, com a fabricação de motores e transmissões serão gerados cerca de 500 postos de trabalho. Atualmente há 1.000 empregados trabalhando nas instalações da Gigafábrica da Tesla em Nevada.
Hoje, das linhas de montagem da Gigafábrica 1 da Tesla estão saindo os pacotes de baterias utilizados tanto no Tesla Model S como no Tesla Model X. Também são produzidas as estações Tesla Powerwall. Se espera que façam o mesmo com as baterias do novo Model 3 no final de 2017. Por outro lado, a produção do novo carro elétrico da marca será na fábrica da Tesla em Fremont, na Califórnia.
Lembrando que a segunda fábrica desse tipo será construída na Europa, com o objetivo de atender a demanda que existe no velho continente pelos produtos da marca americana. Nas últimas declarações de Elon Musk, CEO da Tesla Motors, ele revelou que estão estudando possíveis locais para a Gigafábrica 2. Nela serão produzidos tanto baterias como veículos.