TESLA REVELOU O MODEL Y COM 483 KM DE AUTONOMIA

Assim como prometido, a Tesla apresentou o Tesla Model Y, um novo SUV compacto elétrico que tem como missão chegar a um público mais amplo, assim como aconteceu com o Tesla Model 3.
O Model Y vem completar a denominação da linha S3XY há muito anunciada por Elon Musk e quer pretende atacar um dos segmentos de maior crescimento na indústria automobilística, o dos SUVs compactos. Para isso, a marca americana utilizou a fórmula do bem-sucedido Model X e combinou-a com as linhas exteriores do Tesla Model 3, modelo com o qual o Model Y partilha a plataforma.
A Tesla não anunciou as dimensões exteriores do Model Y, mas revelou que terá três filas de bancos, lugar para sete ocupantes e um espaço de carga de 1.868 litros com os bancos traseiros rebatidos. O Model Y mantém o mesmo teto de vidro do Tesla Model X, mas não adotou as portas ‘asas de gaivota’ que tantas atenções despertam no SUV de maiores dimensões da Tesla.
Não foi divulgada qualquer informação em relação aos motores e às potências das baterias, mas sabe-se que a linha do Model Y será dividida em quatro versões distintas: Standard Range, Long Range Dual Motor AWD e Performance.
Standard Range: Disponível nos Estados Unidos no primeiro semestre de 2021, por 39 mil dólares, terá 370 km de autonomia (ciclo EPA), uma velocidade máxima de 193 km/h e irá acelerar de 0 a 96 km/h em 5.9 segundos.
Long Range: Chega aos EUA no segundo semestre de 2020 com um preço que começa nos 47 mil dólares. Conta com uma autonomia anunciada de 483 km (ciclo EPA), uma velocidade máxima de 210 km/h e acelerará de 0 a 96 km/h em 5.5 segundos.
Dual Motor AWD: Disponível no segundo semestre de 2020 por 51 mil dólares, terá 450 km de autonomia (EPA), uma velocidade máxima de 217 km/h e registrará uma aceleração de 0 a 96 km/h de 4.8 segundos.
Performance: Terá uma autonomia de 450 km (ciclo EPA), uma velocidade máxima de 241 km/h e vai precisará de apenas 3.5 segundos para acelerar de 0 a 96 km/h. Chega no segundo semestre de 2020 aos EUA e terá um preço base de 60 mil dólares.
O Autopilot continuará não sendo um equipamento de série e custará 3 mil dólares na hora da reserva ou 4 mil dólares se o pedido for feito mais tarde. Contudo, o cliente que quiser a versão mais avançada do Autopilot, que conta com o controle no aplicativo Summon, sistema Autopark, reconhecimento de semáforos e sinais, o preço sobe para os 5 mil dólares no ato da reserva e 7 mil dólares se for pedido mais tarde.