Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. TESTES DE VALIDAÇÃO NA AUDI: OBJETIVO, MÁXIMA CONFIABILIDADE E QUALIDADE SUPERIOR

Notícias

TESTES DE VALIDAÇÃO NA AUDI: OBJETIVO, MÁXIMA CONFIABILIDADE E QUALIDADE SUPERIOR

03/01/2018

Voltar
TESTES DE VALIDAÇÃO NA AUDI: OBJETIVO, MÁXIMA CONFIABILIDADE E QUALIDADE SUPERIOR

Antes que um novo modelo da Audi receba a aprovação para sua produção em série, são realizados testes de validação com unidades de pré-série. A atenção é colocada no conjunto do veículo com todas as suas funções conectadas. Os especialistas da Audi examinam e avaliam todos os sistemas para assegurar o melhor rendimento em qualquer situação.

O planejamento dos veículos pré-série se inicia dois anos antes dos testes de validação em si. Estes começam aproximadamente meio ano antes do início da produção, quando já estão disponíveis todos os componentes realizados com o equipamento de série, e também o software completo do novo modelo. Isto deixa o tempo suficiente para resolver, em colaboração com os departamentos de Desenvolvimento Técnico e de Produção, as possíveis dificuldades inesperadas que possam surgir.

Os veículos são conduzidos pelos cinco continentes de forma similar, como se supõe que o faria um usuário corrente, para serem analisados a fundo e avaliados. As inovações técnicas importantes que serão incorporadas pela primeira vez em um modelo de produção, são validadas pela Audi com programas de ensaios concebidos especificamente. Se todos os componentes e funções estão prontos para sua aprovação, os novos modelos, como por exemplo, o recente Audi A8, serão apresentados em um ensaio final de validação em estrada. Esse é o momento em que os modelos recebem a aprovação como veículo completo para passar à produção em série.

Instalações de testes

Os ensaios preliminares acontecem em 17 instalações repartidas por todo o mundo. Para simular a utilização de um usuário normal, a Audi testa os veículos pré-série em diversas zonas climáticas e em una gama de temperaturas entre -30 e +50 graus centígrados. Uma ampla amostra de condições de estrada e situações de tráfego constitui também um fator importante. Além da qualidade dos combustíveis, también cobra protagonismo agora nos ensaios preliminares um novo critério, que é a infraestrutura de recargas para os modelos elétricos movidos por baterias.

Durante um teste de validação, cerca de 600 unidades de pré-produção se submetem a condições reais de condução durante um número entre 50.000 e 100.000 quilômetros. Alguns dos veículos rodam até 200.000 quilômetros em um período de dois a três anos. Todos os carros são equipados com cabeamento especial para medidas e comprovações, assim como receptores de dados, de modo que qualquer anomalia detectada pelos especialistas possa ser posteriormente localizada e identificada.

Com a atual tendência a uma maior digitalização e circulação em zonas urbanas, os carros são conduzidos em vias públicas abertas sob as mesmas condições em que mais adiante serão conduzidos pelos usuários. Além dos aspectos ergonômicos do desenho, os especialistas devem comprovar também a qualidade dos componentes, a acústica e o bom funcionamento dos sistemas conectados. Como parte do programa de ensaios preliminares, a Audi realiza anualmente cerca de 35 milhões de quilômetros de testes em diversos países e condições climáticas. Essa distância equivale a umas 875 voltas ao mundo e aproximadamente 700.000 horas de funcionamento. Dessa forma, a confiabilidade dos modelos é testada sob condições extremas em lugares que vão desde centros metropolitanos de todo o mundo até climas gelados da Escandinávia ou cenários áridos nos desertos dos Estados Unidos e África.

Validação ampliada de qualidade

Para obter valiosas informações prévias, os testes de qualidade são realizados em colaboração com o departamento de Desenvolvimento Técnico, inclusive antes dos testes preliminares em si. Nesse caso, a atenção se fixa especialmente nos elementos elétricos e eletrônicos, como os sistemas de infotainment e os de assistência à condução. Uma equipe de especialistas de Desenvolvimento e Garantia de Qualidade roda em estradas com veículos especialmente configurados. Um dos objetivos é identificar possíveis erros nas unidades de controle e sua comunicação. Os carros utilizados nesses testes de validação de qualidade levam complexos instrumentos a bordo, alguns deles do tamanho de uma maleta grande. Em pares, condutores e copilotos se atém a uma lista especial de tarefas. Como parte dela, submetem o carro e seus sistemas a todo tipo de testes e ensaios. Adicionalmente, os instrumentos de medição documentam todos os dados disponíveis, que são utilizados como base para análises posteriores.

Pensando no usuário

Diferentes tipos de condutores participam nos ensaios preliminares. Condutores habituais e esporádicos, mulheres e homens, condutores dinâmicos e moderados, pessoas de diferentes tamanhos e idades… Todos eles coletam impressões gerais e avaliam assuntos especiais referentes a todos os aspectos do carro.

O crescente número de desafios colocados pela digitalização levou a uma ampliação do alcance das validações em anos recentes. E, claro, se comprovam as inúmeras novas funções de conectividade. Hoje em dia não se realiza esse tipo de testes sem um smartphone e um cartão SIM. “Os clientes têm grandes expectativas de seu Audi”, afirma Arnd von dem Bussche-Hünnefeld, responsável pela Garantia de Qualidade do Veículo Completo. Se um smartphone não se conecta imediatamente ao carro, o usuário normalmente identifica em primeiro lugar isso com o carro, e não com o telefone móvel, inclusive quando o problema reside nesse último. Consequentemente, essas funções são sistematicamente verificadas pela Audi.

Instrumentos complexos para análises de dados

O pessoal do Departamento de Garantia da Qualidade utiliza sistemas de armazenamento para lidar com a complexidade crescente de um processamento de grandes quantidades de dados a bordo. São unidades do tamanho de uma caixa de sapatos que são instaladas no carro. São utilizadas em todas as instalações a nível global, acumulando continuamente dados dos veículos. Somente durante os testes de validação do novo Audi A8, por exemplo, foram registrados por volta de 80 terabytes de dados. Isso permite uma análise profunda de qualquer possível falha do veículo; um registro contínuo desse tipo é a única maneira de detectar erros esporádicos. Os dados gravados são analisados de forma contínua e automática. Caso seja detectado um problema, uma análise detalhada é realizada pelos especialistas de Garantia da Qualidade. Em seguida, definem as ações corretivas e verificam sua efetividade em testes adicionais.

Digitalização e inovação: condução autônoma

Com o novo Audi A8, a marca acrescentou um grande número de novos sistemas de assistência à condução em um modelo de produção. Previamente à sua aplicação em série, o pessoal da Garantia de Qualidade já validou a funcionalidade de todos esses sistemas em muitos milhares de quilômetros. Os engenheiros trabalham atualmente no ‘intelligent park assist’. “Para validar o park assist, estacionamos os veículos milhares de vezes. E não se trata tanto do número, mas da mais ampla variedade possível de condições diferentes, tais como as dimensões e orientação do parque de estacionamento em questão, assim como do tipo de zona de estacionamento. Por isso, validamos também o estacionamento em várias instalações de testes a nível global”, explica Stefan Stümper, da equipe de Garantia de Qualidade para condução autônoma.

App CarPad

Hoje em dia, o uso de dispositivos portáteis para coleta de dados e o aplicativo CarPad tornam os ensaios preliminares mais fáceis. Permitem uma avaliação sobre o funcionamento dos sistemas complexos do veículo. Onde anteriormente era preciso completar as listas de controle parcialmente à mão, a entrada de dados por parte dos especialistas de qualidade é realizada agora utilizando o aplicativo CarPad. O condutor pode selecionar a função que necessita validar a partir de uma lista e imediatamente mostrar a qualificação pressionando com o dedo. Pode registrar detalhes específicos de cada manobra de condução em um campo para comentários. O aplicativo CarPad sincroniza os dados introduzidos com as bases de dados de Garantia de Qualidade da Audi através de um transmissor ou mediante WiFi.

Acústica do Veículo

A acústica é uma competência fundamental do Departamento de Garantia de Qualidade da Audi. Novas tecnologias, especificamente a eletrificação do sistema de propulsão, afetam a acústica do veículo de muitas maneiras, produzindo novos desafios. É conveniente escutar com cuidado: os carros de propulsão puramente elétrica não são completamente silenciosos, mas trazem consigo fenômenos sonoros totalmente novos. A análise de vibrações, ou seja, a pesquisa dos ruídos e vibrações que ocorrem durante a condução, deve ser redefinida na era da mobilidade elétrica. A Audi utiliza inovadores métodos de análises.

O pessoal de Acústica do Veículo analisa as diversas vibrações que penetram no interior do carro durante a condução. Pelo fato do motor elétrico ser relativamente discreto, são percebidos ruídos que nos carros convencionais são atenuados pelo som do motor de combustão interna. O desafio nos ensaios preliminares é avaliar e localizar os sons intrusivos. Para analisar as diferentes rotas de transmissões acústicas, os técnicos na matéria utilizam instrumentos modernos como uma cabeça artificial equipada com dois microfones altamente sensíveis que simulam o ouvido humano. E também se utiliza regularmente um acelerômetro. A análise modal experimental se utiliza aqui para visualizar vibrações intrusivas das estruturas.

A partir da análise, os especialistas de acústica trabalham com o departamento de Desenvolvimento Técnico para desenvolver soluções que atenuem, erradiquem e amorteçam esses ruídos. “Durante os ensaios preliminares, conformamos ativamente o som de cada Audi”, explica o especialista em qualidade de Acústica do Veículo, Andreas Wolf. “Um Audi movido eletricamente deve soar com a mesma impressão de alta qualidade de um Audi com motor de combustão interna”.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail
Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter