TOYOTA ADQUIRE 100% DA DAIHATSU
A Toyota já contava com 51,2% das ações da Daihatsu, mas através de um comunicado de imprensa, acabam de anunciar um acordo para adquirir a totalidade das ações. A intenção é fazer da Daihatsu uma marca global, já que consideram que o mercado dos automóveis pequenos está em expansão, principalmente nos mercados emergentes.
A aquisição da totalidade do pacote acionário permitirá à Toyota assumir o controle da Daihatsu, o que lhe permitirá adotar de forma mais simples, as tecnologias de última geração desenvolvidas pela Toyota e melhorar sua rentabilidade com base na otimização dos recursos.
Atualmente, a Daihatsu está focada no mercado japonês e é especializada em veículos com motores de 660 cc, produzindo modelos como o Copen e o Mira, e competindo de forma direta com a Suzuki. No entanto, o segmento dos ‘kei cars’ está em retrocesso no Japão, devido à falta de interesse por parte do público mais jovem. Portanto, os fabricantes buscam ampliar seus horizontes para os mercados internacionais.
Em termos de mercado, o ponto forte da Daihatsu é a Ásia, embora exportem para a Europa e América do Norte, onde alguns de seus modelos tem sido comercializados utilizando a marca Scion, propriedade da Toyota. No Japão, a Daihatsu possui uma participação de mercado em torno de 30%, como na Malásia, enquanto que na Indonésia conseguem captar 16,2% do mercado.
As vendas globais da Daihatsu sofreram uma queda de 13,3 % no ano passado, o pior resultado entre todas as marcas do grupo Toyota durante 2015, por isso que a aposta em expandir a marca Daihatsu aos mercados internacionais seguramente terá um impacto positivo nas vendas a médio prazo.