TOYOTA APRESENTA A NOVA PLATAFORMA TNGA
- A Toyota está revelando uma nova plataforma global que a marca espera utilizar em 50% dos seus modelos em 2020. A nova plataforma TNGA deverá "melhorar significativamente o desempenho dos veículos e atratividade dos produtos" e também cortar custos de produção e reduzir significativamente os custos de desenvolvimento assim como a complexidade da sua linha global atual.
Como aconteceu com a Volkswagen e a sua plataforma modular MQB, a Toyota está desenvolvendo a Toyota New Global Architecture (TNGA) que será utilizada em uma nova geração de veículos. Poderá ser usada em modelos de tração dianteira e traseira e poderá ainda receber a nova e mais eficiente família de motores.
Atualmente a Toyota tem cerca de 100 plataformas e sub-plataformas, portanto reduzir este número ajudará a marca a cortar os custos de desenvolvimento, bem como a complexidade no seio da marca. De acordo com a Toyota, em 2020 50% da produção da Toyota utilizará a nova plataforma TNGA.
Graças à nova TNGA, a Toyota está anunciando melhorias em termos de condução, já que as motorizações estarão montadas em uma posição inferior. A marca japonesa afirma que os carros TNGA terão o menor centro de gravidade de qualquer rival.
A Toyota também informa que a nova plataforma será 30-65% mais rígida do que as utilizadas ??nos modelos atuais. Além de melhorar a condução e o controle, isso também ajudará a melhorar os resultados dos testes de segurança.
Juntamente com a nova plataforma, a Toyota também está prometendo uma nova família de motores que vai oferecer cerca de 15% mais potência e até 25% de economia de combustível. Os motores serão acoplados a transmissões automáticas e CVT mais eficientes.
A Toyota também está preparando uma "quinta geração" da motorização híbrida, que segundo a marca será 15% mais econômica do que os atuais modelos híbridos disponíveis em sua linha. Tal como acontece com as plataformas, a nova família de motores também ajudará a reduzir a complexidade da gama global de motores da Toyota. Atualmente, a marca estima ter cerca de 800 motores diferentes, contando as regulamentações de emissões diferentes e a forma como os motores são montados em uma plataforma específica.
No final deste ano a Toyota apresentará o primeiro modelo baseado na plataforma TNGA. De acordo com a marca japonesa, será um "modelo de porte médio de tração dianteira".