TOYOTA APRESENTA EM SHANGHAI OS CONCEPTS bZ SPORT CROSSOVER E bZ FLEXSPACE
Mais novidades do Salão de Shanghai 2023: os Toyota bZ Sport Crossover e bZ FlexSpace, dois protótipos da família elétrica bZ da Toyota, prontos para converter-se em modelos de produção em 2024, quando começarem sua comercialização na China.
Caracterizados por uma parte frontal em linha com os bZ4x e bZ3, evoluem o estilo dos novos elétricos da marca japonesa, com linhas mais elegantes e sinuosas, o que resulta em uma aerodinâmica especialmente eficaz, em benefício da autonomia geral.
Por enquanto não foram informados os dados técnicos, embora com toda a probabilidade a plataforma e-TNGA, já utilizada pelos outros elétricos da empresa, sirva como base para ambos.
O Toyota bZ Sport Crossover Concept tem um estilo similar ao C-HR, com um teto que descende suavemente para a traseira, o que lhe dá um aspecto de coupe, apesar de seu formato elevado.
Dedicado a um público jovem, e com o foco colocado na geração Z (os nascidos a partir de 1997), conta com um interior minimalista, que não renuncia à tecnologia. Ao contrário, decididamente aposta nela.
De fato, a atenção se centra em mantê-lo ‘atualizado’ mediante a conectividade, para descarregar novas funções de condução assistida e autônoma, estacionamento automático, etc.
Desenvolvido em colaboração com os gigantes chineses BYD (já responsável pela produção do bZ3) e FAW, será produzido e vendido pela joint-venture FAW Toyota Motor a partir de 2024.
Por outro lado, o Toyota bZ FlexSpace Concept, um SUV elétrico desenvolvido com um forte enfoque prático, está dedicado às famílias. A ideia é criar uma espécie de lar sobre rodas, com muito espaço no habitáculo, uma autonomia especialmente elevada e um grande equipamento de segurança.
O desenvolvimento correu a cargo da Toyota e GAC, e os planos preveem a produção na planta chinesa da joint-venture GAC Toyota Motor.