TOYOTA APRESENTA O NOVO GR 86 PARA O MERCADO EUROPEU COM TODOS OS DETALHES

O novo Toyota GR 86 é o terceiro modelo global GR da Toyota, que arremata um ‘trio único’ de esportivos puros, junto com GR Supra e GR Yaris. Como eles, se beneficia diretamente da participação da Toyota no automobilismo internacional de máximo nível com a Toyota Gazoo Racing, com vários títulos de campeonatos.
O novo coupe oferecerá um novo ponto de entrada à linha GR da Toyota, e levará a paixão da condução e o desempenho esportivo a um público mais amplo. Como novo passo na evolução do GT86, o modelo que marcou o compromisso renovado da Toyota pelos esportivos, mantém a configuração clássica de motor dianteiro e tração nas rodas traseiras. O motor segue sendo uma unidade boxer de 4 cilindros e regime elevado, mas com uma maior cilindrada, que lhe confere uma potência e um torque notavelmente superiores. Os ajustes técnicos do motor e a transmissão garantem o aproveitamento desse potencial adicional com uma aceleração suave e potente em toda a faixa de rotações.
O desenvolvimento do chassi foi centrado em reduzir o peso e em rebaixar ainda mais o centro de gravidade do veículo, para conseguir um tato de condução mais fino e uma maior resposta. Utiliza-se de maneira mais generalizada o alumínio e outros materiais leves e mais resistentes, como estratégia para reforçar o chassi do veículo e conseguir uma rigidez geral superior. Os sistemas de suspensão também incorporam ajustes detalhados para otimizar o tato da condução. Além disso, os projetistas contaram com o apoio de seus companheiros do âmbito da competição para desenvolver novas características aerodinâmicas da carroceria.
Apresentado pela primeira vez em abril de 2021, o novo GR 86 estará disponível no mercado europeu na primavera de 2022.
Paixão ao volante - o carro ‘Waku Doki’
O novo GR 86 se apresenta como ‘um veículo analógico para a era digital’, projetado para amantes do motor, por amantes do motor, prestando uma especial atenção aos puros prazeres da condução, uma qualidade expressada pela locução japonesa ‘waku doki’.
Cabe destacar que o GR 86 não é um esportivo pensado estritamente para puristas e pessoas com muita experiência: sua condução é gratificante tanto no dia a dia pela estrada como no circuito.
Como nova porta de entrada à marca GR, recuperará as qualidades que levaram o GT86 a captar novos fãs e a despertar entusiasmo pela cultura automobilística da Toyota, com sua participação em competições de base e sua inspiração a entusiastas da personalização e especialistas no mercado de acessórios. Para quem deseja personalizar seu veículo, o novo modelo irá acompanhado de um leque de acessórios TGR originais.
Yasunori Suezawa, Engenheiro Chefe do GR 86, resume a ambição da Toyota: “A missão do GR 86 é abrir o mundo GR para que mais gente possa desfrutar dele”.
Potência e desempenho: motor boxer de 2.4 litros
Assim como no GT86, o motor boxer horizontalmente oposto é um elemento definidor do novo GR 86, a alma que o propulsiona e um fator chave para seu baixo centro de gravidade. A unidade de 4 cilindros DOHC e 16 válvulas monta o mesmo bloco de cilindros que antes, mas a cilindrada aumenta de 1.998 a 2.387 cc. Para consegui-lo, foi incrementado o diâmetro interior de 86 a 94 mm.
Ainda mantendo a mesma relação de compressão elevada, de 12.5:1, o motor desenvolve mais potência: na verdade, a potência máxima subiu em torno de 17%, dos 200 cv DIN/147 kW até os 234 cv DIN/172 kW a 7.000 rpm.
Como consequência, a aceleração de 0 a 100 km/h foi cortada em mais de um segundo, até os 6.3 segundos (6.9 segundos na versão automática). A velocidade máxima do GR 86 é de 226 km/h com transmissão manual, e de 216 km/h com a automática.
O torque também foi incrementado, e o rendimento foi ajustado de modo que o valor máximo, de 250 Nm, se alcança antes, às 3.700 rpm, em comparação aos 205 Nm a 6.600 rpm do GT86. O resultado é uma aceleração mais suave e potente até um regime elevado do motor, que oferece um desempenho gratificante, sobretudo ao acelerar na saída das curvas. O torque desenvolvido é o mesmo tanto com transmissão manual como automática.
Foram introduzidas mudanças muito precisas para reduzir o peso do motor e garantir o desempenho adequado para a grande potência que gera. Entre eles, destaca-se a menor espessura do revestimento interno dos cilindros, a otimização da câmara de água e a mudança do alumínio a um material de resina para a cobertura do balancim, o que também atenua as vibrações. As bielas também são mais resistentes, e foi otimizada a forma tanto dos rolamentos como da câmara de combustão.
A injeção de combustível D-4S foi reajustada para uma resposta mais rápida ao pedal do acelerador. A injeção direta tem um efeito de resfriamento nos cilindros, reforçada graças a uma elevada relação de compressão. A injeção funciona com cargas do motor baixas e médias, o que maximiza a eficiência.
A ventilação do motor também foi melhorada alterando o diâmetro e o comprimento da porta do coletor de admissão, contribuindo para uma entrega do torque e uma aceleração mais lineares. A entrada de ar foi redesenhada para otimizar o fluxo. Outro elemento a ser considerado é o novo desenho da bomba de combustível, para garantir um fluxo constante nas curvas, e uma bomba de água de alta velocidade de menor tamanho, projetada para oferecer um grande rendimento em alta velocidade, com um melhor fluxo e mais confiabilidade. Foi acrescentado um novo radiador de óleo refrigerado por água, com uma estrutura mais grossa que conta com ranhuras para que passe mais ar de refrigeração.
O sistema de escape conta com um novo tubo central de 5.6 litros que gera um satisfatório ‘rugido’ ao acelerar, aumentado por um sistema de controle de som ativo que transmite o som do motor ao habitáculo.
Para combater o ruído e as vibrações, o motor do GR 86 incorpora novos suportes de alumínio, preenchidos de líquido, e o cárter de óleo apresenta uma estrutura renovada, mais rígida, com uma nova forma com reforços cruzados.
Transmissões
As transmissões manual de 6 velocidades e automática do GR 86 foram revisadas em função dos maiores níveis de potência e torque do motor, e para contribuir para a qualidade essencial de prazer ao volante do veículo.
O sistema manual conta com um novo sincronizador de carbono que facilita a engrenagem da quarta marcha. O uso de um novo óleo de baixa viscosidade e novos rolamentos permite manter a suavidade da mudança com uma maior potência do motor. Para aproveitar plenamente o potencial do veículo, o condutor pode recorrer ao modo Track - Circuito, ou desativar o controle de estabilidade. A alavanca de câmbio foi redesenhada, e agora tem um curso mais curto e encaixa como uma luva na mão do condutor.
A transmissão automática incorpora comandos de aletas para poder controlar manualmente a mudança de marchas. No modo Sport, a transmissão seleciona automaticamente a marcha ótima em função do uso que o condutor faça do freio e do acelerador, além do comportamento dinâmico do veículo. Para assegurar um bom aproveitamento da maior potência do motor, foram incorporados mais discos na embreagem e um novo conversor de torque de alta capacidade.
Chassi e tato de condução - Chassi leve de grande rigidez
O tato de condução superior foi uma das principais características do GT86, e com o GR 86, a Toyota quis trasladar a emoção de um veículo que se move exatamente como queira o condutor.
Para assegurar que a potência adicional do motor se traduza em um manejo gratificante e uma grande resposta, o chassi e a carroceria foram renovados com o uso de materiais leves, mas de alta resistência, que proporcionam maior rigidez ao mesmo tempo que reduzem o peso, e a incorporação de reforços em zonas chave.
Na parte dianteira, foram adicionadas travessas diagonalmente às juntas entre a suspensão e a estrutura do veículo, que melhoram a transferência da carga dos pneus dianteiros e reduzem a flexão lateral. Além disso, foram introduzidos fechos de alta resistência para conectar o chassi e os suportes da suspensão, e o capô conta com um novo quadro interno diagonal, em lugar do desenho anterior de colmeia. Com essas medidas, foi incrementada a rigidez lateral da frente da carroceria em 60%.
Atrás, uma estrutura anular integral conecta o chassi superior com o inferior e, assim como na frente, os novos fechos entre a estrutura e os suportes da suspensão oferecem um melhor tato de condução frente às forças centrífugas geradas nas curvas. Agora, o painel interior está conectado à plataforma, o que dá lugar a uma estrutura contínua do chassi. A rigidez global da carroceria foi incrementada em 50%.
O desejo de reduzir o peso e rebaixar o centro de gravidade do veículo se vê refletida no uso de materiais resistentes e leves em zonas chave. É o caso, por exemplo, dos aços de alta resistência e estampados a quente, que ajudam a controlar o deslocamento. A aplicação de adesivos estruturais por toda a parte inferior da carroceria potencializa o caráter resistente e compacto do chassi do veículo.
Agora, além do capô, se utiliza o alumínio no painel do teto e nos para-lamas dianteiros, o que se soma às medidas de redução do peso no novo banco dianteiro, no silenciador e no eixo da transmissão. Todas elas são essenciais para dotar o GR 86 de um equilíbrio de peso entre a dianteira e a traseira quase perfeito, de 53:47, e convertê-lo em um dos esportivos de quatro lugares mais leves do mercado, com o centro de gravidade mais baixo. De fato, o GR 86 tem praticamente o mesmo peso que o GT86, apesar da introdução de recursos adicionais de segurança e proteção contra colisões.
Suspensão
O GR 86 reproduz os sistemas de suspensão do GT86 - MacPherson independente na dianteira e dupla forquilha na traseira, ajustados para conseguir ainda mais resposta e estabilidade de condução. Um diferencial de deslizamento limitado Torsen proporciona uma tração mais que tranquilizadora nas curvas.
As características gerais dos amortecedores e das molas helicoidais foram otimizadas para conferir ao veículo um tato de condução firme e previsível. Na parte dianteira, foi acrescentada uma mola de rebote e um suporte de montagem do motor de alumínio, e foi incrementada a rigidez da transmissão e da direção.
Graças ao torque superior que gera o motor de 2.4 litros, a suspensão traseira foi reforçada com uma barra estabilizadora, que agora está conectada diretamente ao chassi auxiliar para maximizar a estabilidade.
Direção
O novo sistema de direção assistida elétrica apresenta uma relação 13.5:1, e requer apenas dois giros e meio do volante de três raios do GR 86 para chegar de ponta a ponta, o que facilita as manobras. O sistema conta com um novo motor integrado na coluna de direção que reduz o peso e ocupa menos espaço. A montagem da transmissão agora também é mais rígida, com um rolamento de borracha dura e uma arruela de montagem de novo desenho.
Freios
Foram instalados freios a disco ventilados tanto na frente como atrás, com 294 e 290 mm de diâmetro, respectivamente. Os sistemas de controle dos freios - ABS, assistência de frenagem, controle de tração, controle de estabilidade, assistência para partida em rampas - são de série, junto com um indicador de frenagem de emergência.
Design exterior e aerodinâmica
O design exterior do GR 86 significa uma evolução frente à imagem mais baixa do GT86, reflexo de sua clássica configuração de motor dianteiro e tração traseira, e com acenos ao estilo de alguns dos grandes esportivos do legado da Toyota, como o 2000GT e o Corolla AE86.
As dimensões totais são similares às do GT86, embora caiba destacar que a altura foi reduzida em 10 mm (até os 1.310 mm) e foram adicionados 5 mm à distância entre os eixos (2.575 mm). Conseguir rebaixar o centro de gravidade foi crucial para o tato de condução e a experiência ao volante do modelo, somado à redução de 5 mm do nível da cintura do condutor.
Os novos faróis dianteiros em LED apresentam uma disposição interna em forma de L, similar aos do GR Supra, enquanto que a nova grade incorpora uma nova trama com o ‘G’ como motivo, exclusivo do GR. A moldura do para-choque dianteiro tem uma nova textura que é funcional e ao mesmo tempo esportiva, e ajuda a reduzir a resistência aerodinâmica.
De perfil, os poderosos para-lamas dianteiros e as grandes molduras que as flanqueiam formam saias laterais, enquanto que a parte inferior da carroceria, alinhada horizontalmente, por cima dos para-lamas e através das portas, projeta uma marcada inclinação para trás. Os para-lamas traseiros oferecem o mesmo aspecto poderoso, enquanto que o estreitamento traseiro do habitáculo sublinha a presença ampla do veículo e seu baixo centro de gravidade. As lanternas traseiras apresentam um chamativo desenho tridimensional e se fundem com uma moldura que atravessa o veículo de lado a lado.
Foi introduzido também uma série de melhorias aerodinâmicas, como um defletor dianteiro e telas de ventilação totalmente funcionais, criadas a partir da experiência automobilística da Toyota Gazoo Racing. Concretamente, encontram-se atrás dos arcos das rodas dianteiras, e ajudam a canalizar o fluxo de ar e reduzir as turbulências em torno dos pneus. Os novos retrovisores externos, acabados em preto, têm um design curvado para maior eficiência aerodinâmica, e também foram adicionadas aletas aos arcos das rodas traseiras e difusores aerodinâmicos no para-choque traseiro para ajudar que o ar flua por cima do veículo e para trás, o que reforça a estabilidade. Nas versões superiores, foi adicionado um aerofólio de cauda de pato na borda inferior da tampa traseira.
De acordo com o acabamento do modelo, o GR 86 monta rodas de liga leve usinadas de 17 polegadas e 10 raios com pneus Michelin Primary HP ou rodas pretas de 18 polegadas, com pneus Michelin Pilot Sport 4.
Interior - habitáculo e porta-malas
O objetivo do design interior do GR 86 era conseguir a melhor disposição possível para facilitar a usabilidade e o controle dos sistemas do veículo, com um pronunciado quadro de comandos de configuração horizontal que oferece aos condutores um amplo campo de visão, ajudando a concentrar-se na condução. Todo o conjunto transmite uma sensação de harmonia no design.
Em torno do condutor, os controles das funções foram projetados e situados para poder serem reconhecidos e manuseados de forma intuitiva, incluindo o painel do climatizador no console central, com comandos giratórios iluminados por LED e botões do tipo tecla de piano, assim como os descansa braços das portas, com puxadores integrados. A funcionalidade do descansa braço central foi melhorado com um espaço para copos e garrafas pequenas, duas entradas USB e uma conexão AUX.
Os novos bancos dianteiros esportivos contam com reforços acolchoados independentes entre eles, o que assegura um desenho fino e um bom suporte do corpo. Uma alavanca situada na parte superior externa do assento dianteiro permite rebatê-lo para acessar facilmente os bancos traseiros.
Em termos de cores, o interior também reflete que o prioritário é a condução: tudo preto, com detalhes prateados, ou preto com toques de vermelho intenso no estofamento, nas costuras, nos tapetes e painéis das portas.
Os bancos traseiros podem ser rebatidos através de alavancas situadas no habitáculo, ou por uma correia no porta-malas. Uma vez rebatidos, há espaço suficiente para carregar quatro pneus, ideal para quem for com o GR 86 ao circuito.
Multimídia e informação
A condição do GR 86 como esportivo especial se reconhece em detalhes como a marca GR nas animações que aparecem, ao ligar o veículo, na tela táctil central de 8.0 polegadas e na tela de múltiplas informações de 7.0 polegadas do condutor.
O sistema multimídia tem um processador central com mais potência de cálculo e, portanto, oferece uma resposta mais rápida. Entre suas características de série, cabe destacar a recepção DAB, Bluetooth e integração com smartphones através do Apple CarPlay e Android Auto. Também conta com entradas USB e AUX para conectar dispositivos e recarregá-los. Equipado com um novo módulo de comunicações de dados, o GR 86 dispõe de uma função eCall no caso de acidente ou emergência.
O quadro de instrumentos do condutor integra uma tela de múltiplas informações, e à esquerda do tacômetro, a leitura central da velocidade. O conteúdo da tela pode ser selecionado, reiniciar e revisar através de comandos no volante. No modo Sport, o indicador adquire uma tonalidade vermelha.
Quando o condutor muda para o modo Track, aparece uma tela diferente, desenhada com a ajuda dos pilotos profissionais da Toyota Gazoo Racing. No centro aparece uma barra indicadora das rotações do motor, além da marcha selecionada, a velocidade e a temperatura do óleo e da água, para que o condutor possa ver a todo momento o estado do veículo e otimizar as mudanças de marcha.