TOYOTA APRESENTA UM PROTÓTIPO DE HILUX COM CÉLULA DE COMBUSTÍVEL DE HIDROGÊNIO

A Toyota alcançou um novo marco em seu caminho para um futuro sem carbono com a apresentação de um protótipo de Hilux elétrico com célula de combustível de hidrogênio. Sua estreia significa uma nova demonstração do amplo alcance da estratégia multifacetada da Toyota para uma mobilidade sem carbono, aplicando distintas motorizações - híbrido elétrico, híbrido elétrico plug-in, elétrico de bateria e elétrico de célula de combustível - para adaptar-se às diferentes necessidades dos usuários e a vários ambientes de funcionamento em todo o mundo.
Esta revolucionária pick-up foi apresentada na fábrica da Toyota Manufacturing UK (TMUK) em Derby (Inglaterra), onde foi desenvolvida no âmbito do projeto conjunto de um consórcio, com o respaldo financeiro do governo do Reino Unido.
A Hilux é um ícone global da marca Toyota, com uma reputação de confiabilidade e durabilidade excepcionais. O projeto de desenvolvimento explorou como podem ser mantidas estas qualidades ao mesmo tempo que se adota uma nova motorização elétrica de célula de combustível, sem emissões.
Perfil do veículo
A nova motorização utiliza elementos centrais do sedan elétrico de célula de combustível Toyota Mirai, uma tecnologia que demonstrou sua qualidade ao longo de quase 10 anos de produção comercial. Ao circular, a célula de combustível emite unicamente vapor de água.
O hidrogênio é armazenado em três tanques de combustível de alta pressão, que dão ao protótipo de Hilux uma autonomia prevista de mais de 600 km, substancialmente superior ao que poderá ser alcançado com um sistema elétrico com bateria. A bateria híbrida, que armazena a eletricidade produzida a bordo pela célula de combustível, encontra-se na bandeja posterior de carga, de modo que não tira espaço do habitáculo.
História do projeto
O projeto começou no início de 2022 com um estudo de viabilidade realizado pela TMUK e Toyota Motor Europe (TME). Posteriormente, se obteve um financiamento do governo do Reino Unido através do Centro de Propulsão Avançada, uma organização sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento de tecnologias mais limpas e novos conceitos de mobilidade. Assim, no dia 1º de julho de 2022 teve início um intenso programa de projeto e desenvolvimento, junto com um consórcio formado por Ricardo, ETL, D2H Advanced Technologies e Thatcham Research, com apoio adicional da Toyota Motor Corporation (TMC).
A construção do protótipo começou no dia 5 de junho deste ano, seguindo os princípios do Sistema de Produção da Toyota em uma área específica das instalações da TMUK. O primeiro veículo ficou pronto em apenas três semanas, o primeiro dos 10 que serão fabricados até o final do ano. Todos eles serão submetidos a rigorosos testes para garantir que a segurança, o desempenho dinâmico, a funcionalidade e a durabilidade alcancem os níveis que cabe exigir de um modelo de produção.
O projeto permitiu aos trabalhadores da TMUK desenvolver e pôr em prática novas competências relativas aos veículos eletrificados de célula de combustível e os componentes dos sistemas de hidrogênio. Todos os membros do consórcio desempenharam também um papel fundamental na fase inicial do programa. A Ricardo prestou seu apoio nos preparativos para a construção do protótipo, realizando trabalhos de projeto e desenvolvimento, e confirmando todo o processo de fabricação com as equipes da TMUK. Ao longo dos próximos meses, a Ricardo realizará uma avaliação completa do veículo, antes de que se tome qualquer decisão sobre a introdução de um possível modelo de produção durante a segunda metade da década.