TOYOTA APRESENTA UMA LINHA COMPLETA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS DE BATERIA A NÍVEL MUNDIAL

Akio Toyoda, Presidente e CEO da Toyota Motor Corporation (TMC), apresentou hoje todas as novidades sobre a estratégia de neutralidade de carbono da empresa ao descrever seus planos para oferecer 30 modelos elétricos de bateria para 2030:
“Olá, sou Akio Toyoda.
Muito obrigado por reservar um tempo em sua apertada agenda para unir-se a nós hoje.
Hoje eu gostaria de falar sobre a estratégia da Toyota para atingir a neutralidade de carbono, em particular nossa estratégia para os veículos elétricos de bateria, que representam uma das opções mais promissoras.
Creio que atingir a neutralidade de carbono significa conseguir um mundo onde todas as pessoas que vivem neste planeta continuem vivendo felizes.
Queremos ajudar a realizar um mundo assim. Este foi e seguirá sendo o desejo da Toyota e nossa missão como empresa global.
Para esse desafio, necessitamos reduzir as emissões de CO2 tanto quanto possível e o mais rápido possível.
Vivemos em um mundo diversificado e em uma época onde é difícil prever o futuro. Portanto, é difícil deixar todos felizes com uma opção única para todos.
É por isso que a Toyota quer preparar o máximo de opções possíveis para nossos clientes em todo o mundo.
Acreditamos que todos os veículos eletrificados podem ser divididos em duas categorias, segundo a energia que utilizem.
Uma categoria é a de ‘veículos redutores de carbono’ - ‘carbon-reducing vehicles’.
Se a energia que impulsiona os veículos não é limpa, o uso de um veículo eletrificado, sem importar o tipo que seja, não resultará zero emissões de CO2.
A outra categoria é a de ‘veículos neutros em carbono’ - ‘carbon-neutral vehicles’. Os veículos desta categoria funcionam com energia limpa e conseguem zero emissões de CO2 em todo o processo de seu uso.
Na Toyota faremos todo o possível para fabricar este tipo de veículos.
Hoje queremos apresentar-lhes o que estivemos preparando para o futuro.
Comecemos com a série bZ.
Beyond Zero
bZ significa ir ‘além de zero’. Liberdade de movimento e diversão na condução para todos.
Nosso objetivo não é apenas reduzir a zero as emissões de CO2 e outros impactos negativos. Nosso objetivo vai além disso.
Para a série bZ, desenvolvemos uma plataforma específica para veículos elétricos de bateria com o objetivo de satisfazer às diversas necessidades do mercado global.
O primeiro modelo bZ é o bZ4X, que anunciamos recentemente. Desenvolvê-lo conjuntamente com a Subaru, aglutinará suavidade e manobrabilidade junto à capacidade de condução de um genuíno SUV.
Para seu lançamento no próximo ano, estamos preparando a produção na planta de Motomachi neste exato momento.
Logo o entregaremos a nossos clientes.
Além disso, vamos ampliar a linha bZ.
Este SUV de tamanho médio tem um belo perfil que marca uma nova era para os veículos elétricos de bateria.
Com apenas uma olhada, seu estilo pode convidar a querer entrar e dar uma volta.
E este é o SUV mais compacto da série: um veículo elétrico de bateria com um interior confortável projetado pensando na Europa e no Japão.
Quanto mais baterias forem agregadas para estender a faixa de uso e a autonomia, maior, mais pesado e mais caro se tornará um veículo.
Devido ao fato de que este SUV é um veículo pequeno, há algo em que devemos ser minuciosos e muito cuidadosos. E isso é a eficiência energética.
O importante é até que ponto podemos aumentar a eficiência energética geral de um veículo, em outras palavras, quanto menos energia um veículo precisa para funcionar. Esta é exatamente a tecnologia que a Toyota esteve refinando durante mais de 30 anos.
Colocando nossos melhores esforços em todos os aspectos, com este veículo, nosso objetivo é uma eficiência energética de 125 kWh por quilometro, que será o melhor na categoria de SUVs compactos.
E este é um modelo de tamanho médio que cumpre com as expectativas dos clientes para um primeiro automóvel. Também temos um SUV grande com assentos na terceira fila que permitem que as famílias experimentem momentos gratificantes juntas.
Não só agregaremos opções EV aos modelos já existentes, mas também ofereceremos uma linha completa de modelos de produção em massa a preços razoáveis, como a família bZ, para satisfazer às necessidades de todo tipo de clientes.
Ao fazer isso, esperamos oferecer aos clientes de todo o mundo um estilo único e belo, assim como os aspectos de diversão ao volante e a experiência de uma vida a bordo que oferecem os veículos elétricos de bateria.
30 modelos elétricos de bateria para 2030
A Toyota é uma empresa global respaldada por clientes de todo o mundo.
A Toyota oferece agora mais de 100 modelos de motor a combustão, híbridos elétricos, híbridos plug-in e elétricos de célula de combustível em mais de 170 países e regiões de todo o mundo.
Por sua parte, a Lexus introduziu mais de 30 modelos de todas essas tecnologias em mais de 90 países e regiões.
Além disso, ampliaremos as opções para veículos neutros em carbono ao oferecer uma linha completa de veículos elétricos de bateria.
Especificamente, planejamos lançar 30 modelos elétricos de bateria para 2030, oferecendo a nível mundial uma linha completa de veículos elétricos de bateria nos segmentos comercial e de passageiros.
Esta é a maior linha de veículos elétricos de bateria!
Bem-vindo à nossa sala de exposições do futuro!
Lexus
A Lexus se esforça para ser a marca que as pessoas que conhecem a autenticidade escolhem no final do dia. Como líder da marca, sigo acreditando nisso. A Lexus buscou um estilo único e uma assinatura de condução única e, como pioneira na tecnologia híbrida elétrica refinou sua tecnologia de eletrificação.
A Lexus desenvolverá um automóvel esportivo EV movido a bateria de próxima geração que herda a alegria de conduzir, e o ingrediente secreto do desempenho cultivado através do desenvolvimento do mítico LF-A.
Estenderemos o gosto refinado de conduzir desta maneira a outros modelos, à medida que evoluímos a Lexus para uma marca focada nos veículos elétricos de bateria.
Podemos colocar baterias e motores elétricos para brindar mais liberdade.
Esta liberdade permitirá estar mais em sintonia com nossos clientes, por exemplo, satisfazendo as diversas necessidades das diferentes regiões, os diversos estilos de vida de nossos clientes e, quando se trata de veículos comerciais, desde o transporte de longa distância até a entrega última milha.
Um EV para todos
O futuro que mostramos hoje não está longe. A maioria dos veículos elétricos de bateria da Toyota que apresentamos aqui são modelos que serão lançados nos próximos anos.
Nosso objetivo é atingir vendas globais de 3.5 milhões de veículos elétricos de bateria a cada ano até 2030.
A Lexus tem como objetivo realizar uma linha completa de veículos elétricos com bateria em todos os segmentos para 2030 e que os veículos elétricos de bateria representem 100% de suas vendas na Europa, América do Norte e China, com um total de 1 milhão de unidades a nível mundial. E sua meta é que os veículos elétricos de bateria representem 100% de suas vendas globais em 2035.
Para conseguir estes objetivos, temos investido em várias áreas durante muito tempo.
Na área do desenvolvimento de veículos, em 1997 a Toyota lançou o Prius, o primeiro veículo híbrido elétrico de produção massiva do mundo. Mas, na verdade, nosso desenvolvimento de veículos elétricos de bateria havia começado antes.
Em 1992, estabelecemos a Divisão de Desenvolvimento de Veículos Elétricos e apresentamos o RAV4 EV ao mercado em 1996.
Depois disso, na década de 2000, demonstramos nosso pequeno protótipo de EV ‘e-com’ em vários lugares.
Além disso, em 2012, apresentamos o ‘COMS’, um EV ultrapequeno, e o EV ‘eQ’ pequeno. Portanto, exploramos durante muito tempo o potencial dos veículos elétricos com bateria.
Lançamos o ‘pod C ’ e o ‘C walk’ este ano e aceleramos o desenvolvimento de veículos elétricos de bateria, incluindo a ‘e-Palette’, que dão às pessoas liberdade de movimento em vários cenários.
Ao mesmo tempo que começamos nosso desenvolvimento de veículos elétricos de bateria no início da década de 1990, também começamos nosso desenvolvimento de veículos elétricos de célula de combustível, que funcionam com hidrogênio.
Em 2002, apresentamos o Toyota FCHV ao mercado e passamos por várias demonstrações, e em 2008, o veículo foi redesenhado como Toyota FCHV-adv.
Sobre a base destes esforços a longo prazo, em 2014, finalmente foi lançado o Mirai de primeira geração.
Desde então, utilizamos as tecnologias de hidrogênio para impulsionar outros veículos como ônibus e caminhões grandes, e assim nossos veículos elétricos de célula de combustível seguiram evoluindo.
Baterias
Na área de baterias, a Toyota continuou pesquisando, desenvolvendo e produzindo baterias internamente durante muitos anos.
Em 1996 estabelecemos o que hoje é o Prime Earth EV Energy.
Enquanto refinamos nossas tecnologias relacionadas com as baterias de níquel metal-hidreto, começamos a acelerar o desenvolvimento das baterias de íons de lítio em 2003.
Além disso, desde que estabelecemos nossa Divisão de Pesquisa de Baterias em 2008, avançamos na pesquisa sobre baterias de estado sólido e outras baterias de próxima geração.
No ano passado, estabelecemos a Prime Planet Energy & Solutions para acelerar os esforços integrados no negócio das baterias.
Durante os últimos 26 anos, investimos quase 1 bilhão de ienes - cerca 7.798 milhões de euros - e produzido mais de 19 milhões de baterias.
Acreditamos que nossa experiência acumulada é um ativo que nos dá uma vantagem competitiva.
No futuro, aumentaremos nosso investimento em baterias até 1.5 bilhões de ienes anunciados em setembro - mais de 11.696 milhões de euros - a 2 bilhões de ienes - mais de 15.596 milhões de euros - com o objetivo de conseguir baterias ainda mais avançadas, de alta qualidade e acessíveis.
No que diz respeito aos recursos naturais, a Toyota Tsusho começou a realizar estudos de lítio e outros estudos já em 2006 e esteve trabalhando para assegurar fontes estáveis.
E na área da energia, a Toyota Tsusho esteve trabalhando para assegurar as fontes de energia renovável como a geração de energia eólica e solar durante mais de 30 anos.
Além disso, nas plantas de fabricação, nosso objetivo é atingir a neutralidade de carbono para 2035 através da realização de melhorias constantes para reduzir o uso de energia e a expansão do uso de tecnologias inovadoras de engenharia de produção.
Nesta era diversificada e inexplorada, é importante mudar de maneira flexível o tipo e a quantidade de produtos produzidos sem perder de vista as tendências do mercado.
Acreditamos que a redução nos tempos de entrega e os métodos de produção de alto volume e baixo volume que cultivamos através do sistema de produção da Toyota, junto com os esforços constantes da fabricação japonesa, nos permitirão ser competitivos no futuro.
Continuaremos impulsionando iniciativas em todas as áreas junto com muitos de nossos sócios.
A energia tem um papel fundamental na obtenção da neutralidade de carbono.
Atualmente, a situação energética varia muito de uma região para outra.
Esta é exatamente a razão pela qual a Toyota se compromete a proporcionar uma linha diversificada de opções neutras em carbono para satisfazer às necessidades e situações em todos os países e regiões.
Não somos nós, mas os mercados locais e nossos clientes que decidem quais opções escolher.
Quanto ao motivo pelo qual tratamos de manter tantas opções, em termos de gestão empresarial, alguém poderia pensar que seria mais eficiente centrar-se em menos opções.
No entanto, acreditamos que adaptar-se rapidamente às mudanças no futuro é mais importante que tratar de prever o futuro, que é incerto.
É por isso que queremos manter as opções disponíveis para nossos clientes até que o caminho correto esteja aberto.
Na Toyota aspiramos ser uma empresa que contribua com o meio ambiente global, busque levar felicidade às pessoas, atue e se mantenha próxima de seus clientes.
Em resumo, queremos nos converter em uma empresa que produza felicidade para todos, tanto para as pessoas como para a sociedade.
Queremos transmitir um futuro cada vez melhor às crianças de hoje e aos que virão depois. Sempre queremos que o futuro seja mais brilhante.
Acredito que o futuro é algo que devemos criar todos juntos.
A indústria automobilística do Japão é o lar de nossos 5.5 milhões de colegas que apoiaram a fabricação e a mobilidade japonesas.
E temos muitos mais colegas em todo o mundo.
Se todos atuarmos juntos e com vontade e paixão, poderemos deixar para trás muitos rostos sorridentes e uma bela Terra para a próxima geração.
É nisso que eu acredito.
E isso é o que conseguiremos.
Muito obrigado”.