TOYOTA AYGO CRAZY CONCEPT: UM VERDADEIRO KART COM TETO
A Toyota sabe como fabricar carros pequenos e potentes. Sempre lembrando do selvagem GR Yaris. É uma pena que nunca tenha existido um GR Aygo. Pelo menos quase nunca: em 2008, a marca apresentou o carro-conceito Aygo Crazy no Reino Unido. Os britânicos da Top Gear na época comentaram: “Eles chamam de kart com teto. Nós chamamos de assustador”.
Em 2008, a Toyota ainda estava ativa na Fórmula 1 quando o Aygo Crazy foi revelado no Salão de Londres. As fotos da imprensa mostravam Timo Glock, piloto da equipe Toyota de F1. O Aygo Crazy, que fez sua estreia pública em Londres, foi um modelo único, segundo o fabricante, que levou as características essenciais do Aygo ao extremo.
Inspirado mais pelo espírito do rally do Grupo B do que pelo drifting D1, o Aygo Crazy era um carro que enfatizava o prazer de dirigir: sem auxílios eletrônicos, direção hidráulica e sem ABS, era como um kart com portas e teto.
Era claramente um Aygo, mas com sua carroceria feita sob medida, rodas de 17 polegadas e pneus Goodyear 225/45, além de muita potência extra. Havia até mesmo uma ligação direta com a herança de corrida da Toyota, já que a asa traseira de fibra de carbono do Aygo Crazy era uma peça derivada diretamente da série de carros de corrida americana Champ Car.
O Aygo Crazy foi equipado com o motor 1.8 VVT-i da última geração do Celica e do MR2 Roadster. Ele era montado na parte traseira e acionava as rodas traseiras por meio da transmissão manual de 5 velocidades do Roadster. A instalação de um kit de conversão turbo da Toyota Motorsport aumentou a potência para 197 cv e o torque para 240 Nm.
Quando você compara essa potência com os 68 cv e 93 Nm oferecidos pelo Aygo de série, fica claro que trata-se de uma máquina completamente diferente. Para lidar com o aumento da potência do motor, um sistema de arrefecimento personalizado foi desenvolvido com um enorme radiador de alumínio montado na frente, ideal para aqueles donuts intermináveis ??que castigam os pneus e agradam ao público.
Pesando apenas 1.050 kg, o Aygo Crazy atingiu uma velocidade máxima de 204 km/h, mas essa não era sua característica definidora. Esta máquina estava lá para responder aos comandos do condutor.
A suspensão dianteira e traseira McPherson foi retirada do MR2 Roadster, com amortecedores Tein ajustáveis ??que garantiam alto desempenho dinâmico, e as esteiras dianteiras e traseiras eram 2.5 cm mais largas que as do Aygo de série.
O interior, finalizado pelo especialista em carroceria O’Rourke, incluía bancos bucket personalizados com cintos de segurança de quatro pontos e uma gaiola de proteção completa.
Também havia adesivos marcantes do Aygo Crazy e a placa de registro do T2 4YGO (Aygo com turbocompressor e dois bancos). A Toyota do Reino Unido disse na época que queria provar que este Aygo poderia ser uma loucura, mas foi uma loucura inesquecível.