TOYOTA COMEÇA A PRODUÇÃO DO SEU NOVO ÔNIBUS MOVIDO A HIDROGÊNIO

Revelado pouco antes da celebração do Salão de Tokyo 2017, o Toyota SORA Concept era o adiantamento do novo modelo de ônibus da Toyota para a cidade de Tokyo, mas ao contrário dos modelos já existentes, este se alimenta de hidrogênio, por isso trata-se de um veículo de emissões zero.
Apenas alguns meses depois de sua apresentação na capital japonesa, a marca começou a produção do modelo, e embora por enquanto não haja imagens da versão de produção, entendemos que ele será idêntico ao concept revelado em Tokyo, que é o que aparece nas imagens.
Por enquanto, o modelo só será fabricado em um volume muito baixo, já que será destinado somente à área metropolitana da cidade de Tokyo, e o motivo não é outro que a próxima celebração dos Jogos Olímpicos de 2020 que acontecerão nessa cidade. Serão fabricados somente 100 exemplares, que irão sendo entregues paulatinamente de hoje a 2020.
Sua denominação trata de refletir o ciclo da água, pois SORA é o acrônimo de ‘Sky, Ocean, River and Air’, o motivo condutor de todos os desenhos da Toyota relacionados com tecnologia Fuel Cell de hidrogênio.
O SORA conta com um comprimento de 10.52 metros e é capaz de acomodar até 78 passageiros, além do próprio condutor, dos quais 22 podem ir sentados e 56 de pé. Em termos técnicos conta com a mesma tecnologia do Toyota Mirai, conta com dois motores elétricos de 155 cv (114 kW) que recebem a eletricidade gerada por 2 células de combustível de hidrogênio.
Suas baterias de NiMH são de 235 kWh e podem ser utilizadas como fonte de energia auxiliar no caso de alguma emergência ou desastre natural, e seus tanques de hidrogênio são capazes de armazenar até 600 litros desse combustível.