TOYOTA CONSIDERA UMA VERSÃO ESPORTIVA DO YARIS
A Toyota ressurge com sua veia mais esportiva, e depois de ter lançado o GT86 em 2012, considera agora o desenvolvimento de uma versão mais brava do Yaris, com inspiração no modelo que a partir de 2017 irá competir no Mundial de Rallys (WRC) de forma oficial (na imagem).
A informação foi dada por Tetsuya Tada, engenheiro chefe da divisão esportiva, que não indicou explicitamente o nome do Yaris, mas considera que está preparando uma versão esportiva que terá como rivais o Ford Fiesta ST e o Volkswagen Polo GTI, dois dos modelos que competem igualmente no WRC.
Indagado sobre a possibilidade de se utilizar um motor de pequenas dimensões com um turbo compacto, Tada surpreendeu a todos, indicando que “não, um turbo grande”, mostrando assim o seu empenho na concepção de um esportivo potente. Da mesma forma, caso surja o ‘mini-Yaris WRC’, o modelo terá tração dianteira e não integral, com Tada admitindo que “hoje em dia não precisamos de tração total”.
O Yaris poderá ser lançado em 2017, juntando-se a uma linha de esportivos que a Toyota considera desenvolver, tendo por base igualmente uma linha de três esportivos dedicados, onde o primeiro elemento foi já lançado - o GT86.
Os outros dois veículos para esta linha deverão ser um modelo baseado no S-FR Concept revelado em Tokyo, e um topo de linha provavelmente denominado Supra, que aposta no regresso do esportivo icônico para elevar a marca japonesa.