TOYOTA CROWN KLUGER: O HIGHLANDER SE TORNA UM SUV LUXUOSO
A Toyota não quis ficar de fora do Salão de Shanghai 2021. É que a China já é um mercado chave para a marca japonesa. Aproveitando a celebração do evento, o fabricante apresentou várias novidades. Entre elas, um novo crossover que lembra um dos membros da incorporação mais recente à sua linha SUV. O novo Toyota Crown Kluger foi uma das novidades reveladas.
Foi tomado como ponto de partida o novo Toyota Highlander e foram realizados diversos ajustes com a finalidade de criar um veículo mais luxuoso e exclusivo. A nova denominação comercial não é mais que uma amostra do enfoque que tem o novo Crown Kluger. Um veículo que toma a inspiração do Toyota Crown, um luxuoso sedan que vem colhendo grande popularidade tanto na China como no Japão.
Em tempos onde os sedans continuam perdendo participação de mercado, inclusive no segmento de luxo, em favor de qualquer tipo de SUV ou produto ‘crossoverizado’, a Toyota optou por seguir a tendência do mercado e oferecer uma alternativa ao seu mencionado Toyota Crown. Em suma, a ideia de um ‘SUV Crown’ finalmente se materializou e chegará ao mercado. Pelo menos na distante e exótica China.
A Toyota destaca que o novo Crown Kluger combina elementos e características de três modelos: Crown, Land Cruiser e RAV4. Logicamente devemos considerar que estamos basicamente diante de um Highlander com uma série de modificações. Dando uma olhada nas imagens e analisando as alterações mais evidentes podemos descobrir em que se diferencia o Crown Kluger do Highlander.
O novo Crown Kluger renuncia ao emblema da Toyota e exibe o logotipo da marca Crown, que está localizado no centro da grade. Além disso, o para-choque dianteiro foi modificado para adotar um ar mais dinâmico. Nas rodas também se pode ver a nova insígnia, mas na parte traseira encontraremos o logo da Toyota. O para-choque posterior também foi revisado.
Quanto ao interior do novo Crown Kluger somos envolvidos por um ambiente elegante e confortável. Com relação a um Highlander convencional, as mudanças nesse aspecto são poucos. No volante multifuncional foi instalada a nova insígnia e o equipamento tecnológico é justo, tanto em termos de conectividade como de segurança.
No que diz respeito à parte mecânica, o novo Crown Kluger recorre à popular e bem-sucedida tecnologia híbrida (HEV) da Toyota, compartilhando o powertrain com o Highlander. O grande destaque é um motor a gasolina de 2.5 litros de ciclo Atkinson, que está acompanhado de dois motores elétricos. É gerenciado através de uma transmissão automática e-CVT e dispõe de uma configuração de tração 4x4 (tração total elétrica inteligente AWD-i).
A Toyota não deu muitos detalhes sobre a composição da linha. O resto das informações serão anunciadas mais adiante. A comercialização do novo Crown Kluger na China começará no final de 2021. Está previsto que também esteja disponível na oferta uma mecânica sem eletrificar.