TOYOTA ENCERRA A PRODUÇÃO DE CARROS NA AUSTRÁLIA APÓS 54 ANOS

Já no ano de 2014 a Toyota havia anunciado que deixaria de fabricar automóveis em território australiano. Pois bem, esse dia chegou. A marca japonesa confirmou o ponto final da produção de carros na Austrália após mais de meio século de atividade em sua fábrica situada no estado de Victoria e que verá o seu fechamento proximamente de forma indefinida para encerrar um capítulo na história da empresa japonesa.
A Toyota iniciou a fabricação de automóveis na Austrália no ano de 1963 na planta de Melbourne com o Toyota Tiara. Posteriormente, em 1994 foi iniciada a produção nas instalações de Altona com a fabricação do Toyota Camry. Alguns anos mais tarde, em outubro de 2006, somou-se à linha de montagem o Toyota Aurion. Também foi fabricada localmente a versão híbrida do Camry.
No entanto, fatores como as dificuldades que atravessa o mercado local e o encarecimento de sua moeda fizeram com que não fosse viável a produção local. Por isso, alguns fabricantes que produziam localmente optaram por voltar a importar seus modelos de outros centros de produção de outras regiões. Durante todo esse período de atividade, a Toyota fabricou 3.451.115 veículos na Austrália.
Além do fechamento de sua fábrica de Victoria, a Toyota está realizando uma profunda reestruturação interna no mercado australiano. Pretende transferir o departamento de vendas e marketing, que atualmente se encontra em Sydney, para Melbourne. Por outro lado, as instalações de Altona serão transformadas em um centro de capacitação e desenvolvimento de produto.
Não são poucos os fabricantes de primeiro nível que optaram por esse caminho. No ano passado a Ford encerrou sua produção e a General Motors (Holden) fará isso no final deste mês. Apesar de que muitos empregados estejam sendo redistribuídos, os sindicatos australianos preveem que milhares de trabalhadores ficarão sem trabalho. Na imagem o último veículo que saiu da linha de montagem da Toyota em Altona.