TOYOTA F101 CONCEPT: UM DOS MODELOS MAIS INOVADORES DA MARCA JAPONESA
Os fabricantes japoneses de automóveis nunca tiveram medo na hora de testar coisas novas desde o dia em que nasceram. E entre estas marcas, não seria nada errado dizer que a Toyota sempre teve (e buscou) uma visão mais moderna do mundo.
Na verdade, a Toyota, que desempenhou um papel fundamental sobretudo na popularização da tecnologia híbrida, também chamou a atenção com suas abordagens inovadoras no passado.
Hoje viajamos até o ano de 1973 para conhecer o Toyota F101 Concept, um dos modelos mais inovadores da marca japonesa.
Este protótipo, que a Toyota denominou como o “sedan do futuro”, surgiu pela primeira vez no Salão de Tokyo de 1973. Um modelo que chamou rapidamente a atenção por seu design, graças às suas marcadas linhas futuristas.
O que tornava o F101 especial era o seu enfoque, localizado entre vários tipos de carroceria. O modelo tinha um design de ‘coupe assimétrico’, em vez da típica carroceria do tipo sedan ou hatchback da época.
Uma carroceria que, de certo modo, foi concebida como uma mescla de conceitos diferentes, mais ou menos como acontece hoje em dia com os SUV coupe, que estão tão na moda.
A tampa do porta-malas do modelo podia ser aberta a partir de um lado, o que facilitava muito o acesso ao mesmo. Agora, o fato de que só podia ser aberto a partir do lado do passageiro, também lhe fazia perder pontos na parte prática.
Com um motor de 2.0 litros debaixo do capô, o F101 era capaz de produzir um total de 97 cv de potência, uma cifra modesta que procedia do bloco que era usado pelo Corona desse mesmo ano.
A Toyota também anunciou, anos mais tarde, que o F101 foi uma importante influência na hora de desenvolver a segunda geração de outro modelo lendário como o Celica.